MÚSICA

Força Aérea Brasileira realiza Concerto Sinfônico em São José dos Campos

Publicado: 2022-11-10 13:00:00
Evento promoveu arrecadações para instituições de apoio a pessoas com câncer e comunidades rurais

Boa música e solidariedade. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), promoveu no dia 03/11, na Igreja da Cidade, um Concerto Sinfônico alusivo ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. Para participar do evento, o público contribuiu com alimentos, garrafas de água, fraldas geriátricas e chocolates, arrecadações destinadas ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC Vale do Paraíba), ao Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC) e às agrovilas em Alcântara (MA), onde a Força Aérea Brasileira (FAB) possui um Centro de Lançamento.

A noite sinfônica foi abrilhantada com encenações teatrais e um repertório especial, cujas obras eruditas e populares exaltam períodos onde a participação da FAB foi fundamental para a história do Brasil, além de músicas que resgatam o melhor do cancioneiro da região. Presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o evento também contou com a presença do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira, além de Oficiais-Generais e autoridades civis.

No total, foram mais de 1700 pessoas presentes, arrecadando cerca de 1.200 quilos de donativos e cerca de 500 garrafas de água. “É uma grande alegria prestigiar um evento dessa magnitude, agregando boa música e solidariedade. Agradeço ao DCTA, em nome do povo joseense, por essa oportunidade ímpar”, comentou o Prefeito.

Um dos momentos mais emocionantes do espetáculo aconteceu durante a homenagem surpresa à Tenente-Coronel Francisca Maria Cruz, integrante da notável turma de 1982, primeira turma de mulheres que ingressaram na FAB, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG).

Para o Tenente-Brigadeiro Medeiros, “há 40 anos, mulheres como a Tenente-Coronel Francisca estavam fazendo história e, a partir dali, inspirariam mais de 14 mil mulheres que hoje compõem o corpo feminino da FAB, e que, ao longo do caminho, vem vencendo desafios e somando imensuráveis conquistas”, pontuou o Diretor-Geral do DCTA.

“Comemorar as quatro décadas da presença feminina fardada, na FAB, evidencia a maturidade e a sensibilidade do Comando em reconhecer o sucesso da empreitada. Em 1982, quando chegamos tão jovens, profissionais recém-formadas, aos locais de formação militar, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, tudo acontecia de forma tão inusitada, em um ritmo tão frenético que eu não percebia que estava fazendo história. Representar essas mulheres valorosas e pioneiras, além de surpreendente, foi pleno de emoções indizíveis”, contou a Tenente-Coronel Francisca.

Banda de música do DCTA

A Banda de Música do DCTA foi criada em 1966 e tem a missão de abrilhantar cerimônias militares, contribuir com a formação de pessoal militar e marcialidade da tropa, além de representar a Força Aérea Brasileira junto à sociedade civil. Dentre suas inúmeras apresentações de cunho cultural, destacam-se a participação nos festejos do bicentenário de São José dos Campos e no voo inaugural do Bandeirante, primeira aeronave fabricada no Brasil, pela EMBRAER, em 22 de outubro de 1968.

Fotos: DCTA