CIVISMO

Solenidade de substituição da Bandeira homenageia Aviadores e a Força Aérea Brasileira

Publicado: 2022-10-09 22:14:50
Evento foi realizado na manhã deste domingo (09/10), em Brasília (DF) e contou com sobrevoo de aeronaves

Troca da bandeira! Uma das maiores expressões do Turismo Cívico do país ocorreu neste domingo (09/10), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). No mês de outubro, o ato é sempre realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), como forma de homenagear o Dia do Aviador e o Dia da FAB, comemorados em 23 de outubro, em alusão ao ano de 1906, quando Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o mais pesado que o ar, momento histórico em que o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

A solenidade, que tem a finalidade de incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais, foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira que foi recebido pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que estava acompanhado pelo Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, Oficiais-Generais da FAB e por demais autoridades da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, bem como por Adidos militares e estrangeiros. 

Realizada sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica (COMAER) e  coordenada pelo VI COMAR, a troca da Bandeira Nacional, feita ao som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, acompanhada pela salva de 21 tiros de canhão, contou, ainda, com diversas atrações para os brasilienses e turistas que passaram pelo local. Dentre elas, o sobrevoo das aeronaves F-5 e KC-390 Millennium e o desfile da tropa, composta pela Banda de Música da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB); pelo Grupamento de Bandeiras Históricas; pela Companhia de Cerimonial Santos-Dumont e pelos Grupamentos de Representação de Militares da Força.

"Este é um dos momentos mais especiais para a nossa Força Aérea, pois podemos com ele mostrar a nossa devoção à Pátria. E, neste mês de outubro, celebramos também o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea, relembrando um dos maiores feitos de Alberto Santos-Dumont, o Pai da Aviação", ressaltou o Major-Brigadeiro Darolt.

Além disso, o público pôde assistir à apresentação da OSFAB, em homenagem ao Bicentenário da Independência da República, e conhecer um pouco mais sobre a Força Aérea ao visitar a exposição de maquetes de aeronaves e interagir com o personagem infantil da FAB, o Fabinho.

O momento foi marcado pelos olhares de todos que, ali, puderam mostrar o seu amor pelo Brasil. As crianças conheceram ainda mais sobre as Forças Armadas e o papel fundamental que exercem em prol do país e se entusiasmaram com a carreira militar. A Servidora Pública, Giovana Mattos, fez questão de presenciar o evento ao lado de sua filha, a pequena Ana Julia. "A troca da bandeira é um evento histórico e merece ser prestigiado. Este espaço criado pela FAB foi sensacional e deixou o evento ainda mais agradável", disse. 

Troca da Bandeira

A Lei 5.700/71 determina a presença perene de uma bandeira nacional. Segundo o Livro Guinness dos Recordes, esta já foi a maior bandeira hasteada do mundo medindo 286 metros quadrados. Ela pesa cerca de 60 quilos e é substituída todo primeiro domingo de cada mês em cerimônia solene, cuja responsabilidade é alternada pela Marinha, Exército, Aeronáutica e pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Essa cerimônia é considerada uma atração turística da capital brasileira.

Este ano, devido ao período eleitoral, o evento ocorreu no segundo domingo do mês de outubro e reuniu cerca de 300 pessoas.

Fotos: Sargento Müller Marin e P.Silva/ CECOMSAER.

Vídeo: Sargento André Silva e Sargento Lucas/ CECOMSAER.