COMAEX

Comandante da Aeronáutica visita as instalações do Exercício COMAEX

Publicado: 2022-09-23 23:00:27
O treinamento aconteceu, de 12 a 23 de setembro, na sede do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), e no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP)

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, visitou, na última quarta-feira (21/09), as instalações do Exercício COMAEX, que ocorreu em Brasília (DF), entre os dias 12 e 23 de setembro. A atividade é gerenciada, anualmente, pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que tem como Comandante e responsável pelo Exercício o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. O objetivo da atividade é capacitar militares para o planejamento e a condução de Operações Aeroespaciais. 

A visita contou com a participação do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Eduardo Pereira; do Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço; do Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro Heraldo; do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Rafael Pinto Costa; do Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, e de demais Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de diretores do CENSIPAM.  

Durante a atividade, o Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, destacou que o treinamento atendeu às expectativas da FAB. "Esse treinamento faz com que nossos militares, que estão nas suas mais diversas Unidades, venham para cá e internalizem dentro do exercício operacional. Aqui são capacitados para, conjuntamente com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, garantir a soberania e evitar uma invasão, de forma a defender o nosso país", disse.

O Chefe do Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA), Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto, ressaltou a importância do Exercício COMAEX para a Força Aérea. "O Exercício é importante, pois prepara o efetivo para atuar nas diferentes divisões nos Centros de Operações Aeroespaciais. Neste ano, novos militares tiveram a oportunidade de treinar, juntamente com os que já participaram de outras edições. Todos nós conseguimos melhorar o desempenho, tornando o processo da condução das operações aeroespaciais mais eficaz", explicou.

A edição deste ano contou com a participação de Oficiais e Graduados, conforme pontuou o Gerente Operacional do Exercício, Coronel Aviador Gabriel Camargo Brandão. "A FAB está se modernizando a cada dia, e é essencial que a gente traga esses novos vetores para o campo de batalha e que verifiquemos, lá na ponta da lança, se esses meios são eficazes. Este ano o exercício incorporou graduados, além de instrutores e observadores da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro", enfatizou. 

Simulação em tela

Além dos 111 militares que atuaram em Brasília, outros 63 integrantes da FAB estiveram envolvidos no Exercício, trabalhando no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). A Unidade, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável por montar, em um software, as missões planejadas pela Força Aérea Componente (FAC).

Assinatura de termo de cooperação 

Ainda durante a visita, no Salão Nobre do COMAE, houve a assinatura  do plano de trabalho para operação e manutenção das antenas multisatelitais de Formosa (GO) e Manaus (AM), entre o COMAE e o CENSIPAM. As antenas do CENSIPAM, além de integrarem o projeto LESSONIA, dentro do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), poderão, no futuro, fazer parte de outras constelações satelitais da Defesa.

Confira aqui a reportagem do Exercício.

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER