VII COMAR promove Corrida Santos Dumont em Manaus

Publicado: 2009-10-14 14:50:00

No domingo, 11 de outubro, o Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) abriu a Semana da Asa em Manaus com a 32º edição da Corrida Santos Dumont, que lembrou o Tricentenário da primeira demonstração do Balão de Ar Quente, construído pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão.

Mais de 500 atletas participaram da corrida individual, percorrendo 8,24 quilômetros do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA 4) até o Anfiteatro da Praia da Ponta Negra. Houve também a corrida por pelotões, com a participação de 19 grupamentos do Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar, a de estudantes de escolas da cidade, que fizeram parte do percurso na categoria infanto-juvenil e a corrida para portadores de deficiência física.

O evento contou com apoio da Rede Amazônica, Companhia Atlética, Magistral e Grupo Simões e premiou os vinte primeiros colocados das seis categorias da corrida individual (feminino e masculino), o corredor mais velho (feminino e masculino) e os três melhores pelotões.

“Foi um belo percurso, muito embora as subidas e descidas tenham exigido o máximo de cada atleta. O apoio de água, segurança e premiação fizeram a diferença. A Força Aérea está de parabéns!”, elogia o maratonista master Edson Silva de Medeiros, 55, conhecido como “Passarinho”, que lembrou de uma viagem que fez com a Força Aérea até Curitiba, para participar de uma competição em Porto Alegre. “Não podia deixar de participar da Santos Dumont”, disse.

Jean de Souza Pereira, maratonista profissional que já participou de nove edições da corrida, foi tricampeão em 2009. O tenente aviador Nicolas Santana foi o primeiro colocado militar: “É sempre um orgulho representar a Força Aérea, especialmente em um evento como esse, que lembra o Dia do Aviador”. E José Maria da Rosa, 85 anos, completou o percurso e ganhou o prêmio de mais idoso competidor.

Durante a cerimônia de premiação, houve apresentação da Banda de Música do Batalhão de Infantaria Especial de Manaus, seguida pela banda Sintonia Show.