EVENTO

FAB participa da 20ª REPID no Centro Tecnológico do Exército

Publicado: 2022-07-21 19:13:37
Evento tem a finalidade de ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a Base Industrial de Defesa, por meio da apresentação e discussão de projetos

A Força Aérea Brasileira (FAB), representada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participou de 11 a 13/07, da 20ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID), organizada pelo Ministério da Defesa (MD). A Reunião foi realizada no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no Rio de Janeiro, e teve a finalidade de ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a Base Industrial de Defesa, por meio da apresentação e discussão de projetos.

O evento contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, do Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) e Presidente da REPID, Marcos Degaut, além de Diretores dos Órgãos de Direção Setoriais de CT&I da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

Na ocasião, a DCTA apresentou alguns dos projetos do Comando da Aeronáutica (COMAER), considerados integradores ou interoperáveis, no âmbito da REPID, além de buscar maior interação e sinergia com a Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa (ICTMD), da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Maurício Augusto Silveira de Medeiros, falou sobre a importância do evento. “A REPID é mais do que uma oportunidade de discutir projetos, é um meio de conhecer as particularidades e formas de se obter, junto aos órgãos de fomento de pesquisa e desenvolvimento, como FNDCT/FINEP e EMBRAPII, fontes de financiamento de recursos indispensáveis para nossos projetos de CT&I, além da chance de trocar lições aprendidas frente aos desafios de desenvolver produtos e aplicações de defesa, permeados de tecnologias críticas e, geralmente, não disponíveis no Parque Industrial Brasileiro”, ressaltou.

REPID

A Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID), ocorre anualmente sob a coordenação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa. O evento conta com a participação de autoridades do MD, bem como das Forças Singulares e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A realização da REPID é feita em rodízio pelas três Forças Singulares. A próxima edição será sediada pela Força Aérea Brasileira, em julho de 2023, nas instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

Fotos: Coronel La Sagra