BUSCA E SALVAMENTO

FAB apoia ação interministerial após fortes chuvas no Recife (PE)

Publicado: 2022-05-29 15:34:07
Ministros da Saúde, da Cidadania, do Desenvolvimento Regional e do Turismo sobrevoaram a capital pernambucana para analisar danos causados pelas condições climática

A Força Aérea Brasileira (FAB) apoiou neste domingo (29/05) as atividades de uma comitiva interministerial na cidade do Recife (PE), atingida por fortes chuvas desde a última semana. Na Base Aérea de Recife (BARF), uma aeronave VC-99 do Grupo de Transporte Especial (GTE) trouxe à capital pernambucana uma equipe liderada pelos Ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, da Cidadania, Ronaldo Bento, e do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. A eles se juntou o Ministro do Turismo, Carlos Brito, além de parlamentares, representantes da Secretarias Nacionais de Assistência Social, da Defesa Civil e autoridades locais.

"A palavra que o Governo Federal traz para essas famílias, essas vítimas, é de profundo pesar. Nesse primeiro momento, é uma ação coordenada do Governo Federal que envolve entes que participam desse momento de união e de superação desses nossos obstáculos que uma crise dessa monta nos traz. Esse é o motivo da vinda de cinco Ministérios aqui hoje - os quatro Ministros presentes e equipes do Ministério do Trabalho", explicou o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

A comitiva foi recebida pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, e pelo Comandante da BARF, Coronel Aviador Rodrigo Santos de Faria. Em seguida, eles embarcaram em uma aeronave H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado em Parnamirim (RN), e em uma Bell 407 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para realizar um sobrevoo de reconhecimento dos impactos das chuvas na Região Metropolitana de Recife. 

Foi realizado sobrevoo dos seguintes municípios: Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Olinda e Recife. Após a aterrissagem, os Ministros cederam entrevista coletiva na BARF a membros da imprensa e representantes estaduais e municípios impactados pelas chuvas. 

"As equipes técnicas ministeriais têm bastante experiência em situações como essa. Esse ano, lamentavelmente, já enfrentamos problemas em Petrópolis e Angra dos Reis (RJ), no Sul da Bahia, no Norte de Minas Gerais e, agora, em Pernambuco e Alagoas. A conduta será a mesma: ninguém ficará para trás", disse o Marcelo Queiroga, responsável pela pasta da Saúde.

"O Brasil passou no ano passado pela maior seca dos últimos 91 anos e agora a gente vê toda essa água caindo em vários pontos do Brasil, em Alagoas, em Pernambuco. A situação atualizada é que foram registrados 44 óbitos, 56 desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados. Mesmo o estado e o município locais tendo Defesas Civis muito bem estruturadas, uma chuva dessa magnitude causa estrago em qualquer município do Brasil. Então colocamos de imediato a Defesa Civil Federal à disposição e uma equipe permanecerá aqui enquanto a situação assim demandar", descreveu o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

Busca e Salvamento na FAB

A aeronave do 1º/8º GAV, Esquadrão Operacional sediado na Base Aérea de Natal, decolou às 06:00h da manhã deste domingo com uma tripulação preparada para realizar resgates e dar apoio às vítimas da calamidade. A aeronave pousou em Recife às 07:05h da manhã para realizar o voo de reconhecimento e continuará à disposição para ser acionada a qualquer momento.

Localizar, socorrer e resgatar. As missões de Busca e Salvamento da FAB acontecem sobre todo o território nacional, no mar territorial e ainda em uma ampla área de águas internacionais do Atlântico. São realizadas por diversos Esquadrões, apoiados pelo SALVAERO e pelo Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), do inglês Brazilian Mission Control Center, por meio dos Centros de Coordenação de Salvamento.

Atualmente, a FAB conta com dez Esquadrões de Busca e Salvamento e estão localizados em Campo Grande (MS), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Santa Maria (RS), Manaus (AM), Canoas (RS) e Belém (PA).

Fotos: II COMAR