PROGRAMA

Programa Atletas de Alto Rendimento da FAB já incorporou mais de 330 militares

Publicado: 2022-05-12 13:00:18
A atividade teve início na Instituição em 2014 e, desde então, ano após ano tem recebido novos atletas

O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) foi criado pelo Ministério da Defesa (MD) com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Com início em 2008, o Exército Brasileiro (EB) e a Marinha do Brasil (MB) foram os pioneiros na contratação de atletas. Na Força Aérea Brasileira (FAB), o Programa começou no ano de 2014, incorporando 149 atletas. As convocações continuaram nos anos de 2015, 2016, 2018, 2019 e 2021, perfazendo um total de 334 atletas de alto rendimento incorporados.

Atualmente, 70 atletas compõem o quadro militares do PAAR, nas modalidades de natação, atletismo, judô, ciclismo BMX, maratonas aquáticas, taekwondo, ginástica artística, canoagem, salvamento aquático, mountain bike, basquete 5x5, basquete 3x3, triatlo, vôlei de praia, pentatlo aeronáutico, orientação, tiro esportivo (carabina e pistola), paraquedismo e tiro com arco, estando em curso o processo de convocação de novos atletas em 2022, para o recompletamento das modalidades com foco no próximo ciclo olímpico (Jogos Olímpicos e Jogos Mundiais Militares).

Ingresso como atleta da FAB

Para o atleta ingressar no programa é necessário que participe voluntariamente do processo de seleção, por meio dos editais publicados nos anos vigentes no site da FAB. 

Um dos requisitos é que o atleta tenha bons resultados e tenha participado de competições nacionais e internacionais em sua modalidade. Também é necessário participar de todas as etapas do cronograma do edital, tais como inscrição, concentração inicial, inspeção de saúde, concentração final e habilitação à incorporação. Após o parecer final apto em todas as etapas, o atleta iniciará o Estágio de Adaptação para Praças (EAP) com a duração de duas semanas, onde aprenderá sobre Regulamentos Militares, Ordem Unida, Mídia Training, Ética Profissional Militar, Estatutos Militares, História da Aeronáutica, Legislações Militares, entre outros assuntos.

Após o término do Estágio, concluído com a cerimônia de encerramento, o atleta torna-se Terceiro Sargento do Quadro de Sargentos da Reserva de Segunda Classe Convocados (QSCon), pertencente à Comissão de Desportos da Aeronáutica. Sendo assim, deverão cumprir com responsabilidade todas as missões da Instituição. 

A participação em competições civis e militares é de extrema importância para o militar, pois a partir de seu rendimento técnico e profissional será realizado o seu reengajamento.

Conquistas  

Dentre as conquistas dos militares a FAB podem-se destacar o Troféu Brasil de Natação, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), em que quatro militares se classificaram para o Mundial de Budapeste, o Sargento Viviane Jungblut, o Sargento Gabriel Santos, a Sargento Jhennifer e a Sargento Aline, compondo a equipe que representará o Brasil em julho deste ano.

Também este ano, o Sargento Darlan Romani fez história no arremesso do peso no Campeonato Indoor de Atletismo na Sérvia, conquistando o recorde sul-americano e da competição.

Já em 2021, o Sargento Marcus Vinicius D’Almeida conquistou a medalha de Prata no Campeonato Mundial de Tiro com Arco, realizado na Cidade de Yankton, em Dakota do Sul, nos Estados Unidos. A competição contou com a participação de 54 países, representados por mais 200 atletas, dentre estes os principais nomes do mundo na modalidade. 

Fotos: Acervo CDA