PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 38765 > ANIVERSÁRIO COMAE CELEBRA 42 ANOS DE OPERAçãO EM CERIMôNIA MILITAR

ANIVERSÁRIO

COMAE celebra 42 anos de operação em cerimônia militar

Publicado: 2022-03-19 10:00:50
Evento foi realizado em Brasília e contou com condecorações a militares por 30, 20 e 10 anos de serviço

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) realizou, nesta sexta-feita, (18/03), a cerimônia militar alusiva ao seu quadragésimo segundo aniversário. O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, presidiu a solenidade, que contou, ainda, com a presença de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, dentre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, o Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, destacou o trabalho desenvolvido pela Organização Militar. "O COMAE foi instituído no ano de 2017 como consequência de um processo de modernização da Força Aérea Brasileira, vislumbrando-se a separação das atividades de preparo e emprego dos meios à disposição em um cenário cada vez mais desafiador na busca de eficiência no cumprimento da missão. Os excelentes resultados obtidos pelos nossos predecessores com foco na defesa aéreaespacial do território nacional em uma organização militar enxuta, desprovida de unidades subordinadas e com dedicação exclusiva ao emprego operacional, dentro de um cenário de agilizadade no uso dos meios adjudicados nos motivaram a ampliar os nossos horizontes e a migrarmos para um conjunto de atividades que alcançariam todo o emprego do poder aéreo espacial", discursou.

Homenagens

A cerimônia foi marcada, ainda, pela entrega de prêmios ao Terceiro Sargento Técnico em Comunicações Adriano de Lima Araújo e o Cabo Comunicações Márcio Medeiros Alves, que foram eleitos, respectivamente, Graduado e Praça padrão do ano de 2022. Além disso, houve também a entrega da Medalha Militar aos militares que completaram 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados à FAB. O Coronel Marcelo Alvim Agrícola, que foi agraciado com a Medalha Militar de Ouro, reforçou a importância do reconhecimento de 30 anos de serviço prestados à FAB. " Tenho muito orgulho por tudo que fiz, de ter voado nos aviões que voei e de ter participado de muitas operações ao longo desses 30 anos. Receber essa medalha das mãos do Comandante da Aeronáutica é uma honra maior ainda o que me deixa extremamente feliz de pertencer a essa organização, onde passei boa parte da minha vida", explicou.

Já a Suboficial Daniele Cruz de Queiroz foi homenageada com a Medalha de Prata, devido aos 20 anos de bons serviços prestados e, relatou que o recebimento da medalha representa o reconhecimento pelo trabalho prestado. "A medalha representa o reconhecimento do meu trabalho e da minha dedicação no cumprimento das missões que me foram dadas, todas com o obejtivo de cumprir a missão da Força Aérea", concluiu. 

Medalha Militar

A “Medalha Militar”, criada pelo decreto n° 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da marinha, do exército e da aeronáutica, em serviço ativo. A “medalha militar” será de platina, com passador de platina; de ouro, com passador de platina; de ouro, com passador de ouro; de prata, com passador de prata; e de bronze, com passador de bronze, conforme se destine aos militares que, satisfeitas as condições previstas tenham completado, respectivamente, 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados.

Comando de Operações Aeroespaciais 

O Comando de Operações Aeroespaciais foi ativado com a missão de empregar o poder aeroespacial, garantir a soberania do espaço aéreo e integração do território nacional. O COMAE é responsável por coordenar, planejar, executar e controlar as operações aeroespaciais.

Clique aqui para assistir ao vídeo ca cerimônia. 

Fotos: Suboficial Nery/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento Chagas / CECOMASAER

Texto: Tenente Marayane e Aspirante Eniele / CECOMSAER