DESPEDIDA

EPCAR realiza despedida de professores

Publicado: 2022-02-23 19:05:02
Durante a parada diária do Corpo de Alunos, dois professores civis e uma professora militar se despediram da Instituição

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), realizou no dia 18/02 durante a parada diária do Corpo de Alunos (CA) a despedida das Professoras Tenente Priscila Marques dos Santos Toledo e Civil Andrea Cristina Rocha Cantaruti e do Professor Dimas Enéas Soares Ferreira. Os professores civis estão se aposentando após mais de 25 anos de docência na Escola. Já a Tenente Priscila Toledo está se licenciando do serviço ativo. A cerimônia militar foi presidida pelo Chefe da Divisão de Ensino (DE) da EPCAR, Tenente-Coronel Aviador Aron Luis Martins da Silva, e contou com a presença de Oficiais do Corpo de Alunos, da Divisão de Ensino e de integrantes do corpo discente.

A Professora Andrea, que ministrava a disciplina de matemática, ficou emocionada com a homenagem prestada pela EPCAR. Ela ingressou na Organização Militar no ano de 1996, após a reativação do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Em seu discurso de despedida, ela destacou que muitos dos Oficiais, que hoje integram o efetivo da EPCAR, também já foram seus alunos. “Sentirei saudades, é claro, pois amo estar dentro de sala de aula! Essa escola me fez crescer demais e eu não seria a mesma pessoa se tivesse ficado apenas em outros lugares. Muito obrigada!”, disse.

Um dos ex-alunos da Professora Andrea e do Professor Dimas é o atual Chefe da Divisão de Ensino, o Tenente-Coronel Aron. O Oficial presidiu a solenidade militar e ressaltou o elevado profissionalismo dos homenageados e a certeza de que cada um contribuiu de forma grandiosa para que a Escola cumprisse sua missão na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). “Para mim, como Chefe da Divisão de Ensino e aluno da turma de 1997, é uma gratidão muito grande estar presente neste momento de despedida dos professores. É uma satisfação muito grande porque a gente acompanha a trajetória e a dedicação deles aqui na sala de aula. É muito fácil conduzir uma equipe com profissionais tão qualificados. Só tenho a agradecê-los, em nome do Comandante da Escola e de todos que trabalham conosco”, enalteceu o militar.

O Aluno responsável por deixar a mensagem em nome de todos os docentes foi o líder do Corpo de Alunos, Kalil Lopes dos Santos, do Esquadrão Anhur. O militar agradeceu não somente em nome das três turmas que hoje estão na Escola, mas também em nome de todos os alunos que receberam os ensinamentos dos professores que se despediram. “Mestres, vocês fizeram a diferença na vida daqueles que passaram por aqui e desfrutaram do convívio no ambiente acadêmico. Muito obrigado!”, finalizou.

Ao término da solenidade militar, os alunos desfilaram em continência ao Tenente-Coronel Aron e em homenagem aos professores que estavam posicionados em local de destaque. Durante o desfile, o Corpo de Alunos entoou a Canção ao Ensino da Aeronáutica.

Após o encerramento do desfile, todos os alunos da EPCAR se posicionaram no conhecido pátio da Escola, formando duas colunas que proporcionaram um imenso corredor. A cada passo que os homenageados davam nesse corredor, eram saudados com sorrisos, agradecimentos e palmas.

Assista aqui a homenagem.

Fotos: Sargento Valentim / EPCAR