EXERCÍCIO TÉCNICO

1º ETA participa do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2

Publicado: 2021-11-04 15:48:38
O Exercício tem como objetivo o adestramento dos pilotos da aeronave C-98 na operação de pousos e decolagens em pistas curtas

O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo - Esquadrão Tracajá (1º ETA), sediado na Base Aérea de Belém (BABE), participou, entre os dias 19 e 24 de outubro, do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Esse Exercício tem como objetivo o adestramento dos pilotos da aeronave C-98 Grand Caravan, na operação de pousos e decolagens em pistas curtas em localidades que possuam Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro, visando à adaptação neste tipo de operação e preparando as equipagens para que o apoio aos pelotões possa ocorrer na melhor condição de disponibilidade e segurança.

As aeronaves C-98 Grand Caravan foram deslocadas para São Gabriel da Cachoeira (AM) com o apoio do C-97 Brasília do 1º ETA, para o transporte do material e do efetivo envolvido na manobra.

As Pistas utilizadas pelo Esquadrão Tracajá para o treinamento e adestramento dos tripulantes foram as de Tunuí-Cachoeira (AM), Parí-Cachoeira (AM) e Maturacá (AM), ambientes longínquos que, prioritariamente, são acessados por via aérea. Houve também a participação do Esquadrão Cobra (7º ETA) na manobra, que opera no ambiente de selva e presta apoio aos pelotões.

O treinamento em pistas consideradas críticas, muitas vezes curtas e não pavimentadas, é de suma importância para os pilotos do projeto C-98, para que o apoio aos pelotões de fronteira seja seguro e eficaz, e possibilite a oportunidade dos pilotos mais experientes passarem seus ensinamentos aos mais novos, agregando operacionalidade e conhecimento nesse tipo de operação.

Fotos: Tenente Duarte / 1º ETA