PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 38070 > DATA COMEMORATIVA CERIMôNIA DO DIA DO AVIADOR E DA FORçA AéREA BRASILEIRA é REALIZADA EM BRASíLIA

DATA COMEMORATIVA

Cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira é realizada em Brasília

Publicado: 2021-10-22 19:05:00
Evento reuniu autoridades civis e militares e contou com sobrevoos das aeronaves KC-390 Millennium, F-39 Gripen, F-5M e manobras da Esquadrilha da Fumaça

Com sobrevoos de aeronaves, presença de autoridades civis e militares, foi realizada nesta sexta-feira (22), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). O evento aconteceu na Base Aérea de Brasília (BABR) e a tropa foi formada por Oficiais e Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR).

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; dos Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; e do Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva.

Participaram, ainda, as seguintes autoridades: Embaixadores Acreditados junto ao Governo Brasileiro; Ministros de Estado; Comandante da Marinha do Brasil; Ex-Comandantes da Aeronáutica; Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Senadores da República; Deputados Federais; Presidente do Superior Tribunal Militar; Ministros do Superior Tribunal Militar; Oficiais-Generais membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e do Alto-Comando da Aeronáutica de ontem e de hoje; Procurador-Geral da Justiça Militar; Secretários do Ministério da Defesa; Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia; Procurador-Geral da União; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; Arcebispo do Ordinário Militar do Brasil; Adidos Militares Estrangeiros Acreditados junto ao Governo Brasileiro; Comandante, Chefes e Diretores de Organizações Militares; Presidentes, Diretores e Representantes das Empresas Aéreas, Aeroportuárias e da Indústria Aeroespacial Brasileira.

Durante a cerimônia, a FAB apresentou suas mais novas aeronaves, o KC-390  Millennium, da Aviação de Transporte que cumpre diversas missões, além do F-39 Gripen, o novo avião de caça, em que a primeira unidade está no Brasil, há um ano, para testes. O evento contou, ainda, com as manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou todos os aviadores brasileiros pelo dia. "Hoje tivemos uma formatura bonita, aqui em Brasília, como em todas as nossas Organizações, com a oportunidade de vermos o Gripen voando com quatro F-5 que estão na Força Aérea desde 1975, todos na ala de um KC-390. Ou seja, estamos mostrando essa passagem de bastão, de uma frota antiga para aquela que vai ser a espinhal dorsal da FAB no futuro. E, hoje não é apenas o Dia do Aviador da Força Aérea Brasileira, é do aviador civil, militar, aerodesportivo, da Força Aérea, da Marinha, das Polícias”, destaca o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Entrega da OMA

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica.

Nesta OMA de 2021, foram entregues as condecorações aos estandartes das seguintes Organizações Militares: Comando do Nono Distrito Naval, Segunda Divisão de Exército, Base Aérea de Natal, e Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo. 

O Senador da República, Alvaro Dias, comentou sobre o recebimento da condecoração. “A Aeronáutica protege o patrimônio nacional, nosso território, a nacionalidade, nossa soberania. Sempre um privilégio receber essa homenagem. Evidente que isso recupera valores fundamentais do patriotismo”, salienta.

O Deputado Federal Capitão Alberto Neto recordou que começou sua carreira como Sargento na Aeronáutica, na Escola de Especialista aos 18 anos. “Minha formação militar foi aqui e fez toda a diferença na minha vida. Estar no Congresso hoje, como Deputado Federal, defendendo a Força Aérea e receber a medalha me deixa emocionado e feliz”, garante.

Para o Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto, o momento é especial. “Receber essa medalha é um momento de coroamento de toda trajetória, são somente minha, mas de todos nós que integramos a Força Aérea Brasileira”, ressalta.

O Suboficial Claudio Bonfim Ramos também comentou a importância de receber a OMA. “Como a medalha representa para um atleta o reconhecimento pelo seu esforço e dedicação, tenho o mesmo sentimento por ter servido a FAB durante 34 anos e agora, receber meu reconhecimento através dessa medalha”, finaliza.

Data Comemorativa

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Assista aqui ao vídeo da cerimônia.

Clique aqui e confira o Flickr da FAB com fotos da OMA 2021.

Fotos: Suboficial Nery; Sargento Bianca Viol; Sargento Müller Marin; Sargento Ionara; Sargento Mônica; e Sargento Viegas/CECOMSAER

Vídeo: Tenente Wanderson; Sargento Chagas; e Sargento T. Coutinho/CECOMSAER