ENSINO

Curso Pré-Militar do Colégio Brigadeiro Newton Braga conquista vagas na EPCAR

Publicado: 2021-08-27 13:13:13
As aulas são gratuitas e ocorrem no contraturno do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), localizado no Rio de Janeiro (RJ)

Os alunos do Curso Pré-Militar (CPM) do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) vêm conquistando muitas vagas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que fica em Barbacena (MG). Só em 2021, foram 15 aprovações no processo seletivo da EPCAR. 

Situado no Rio de Janeiro (RJ) e mantido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), o CBNB criou o  Curso Pré-Militar inicialmente como um projeto complementar de estudos. Desde 2016 o CPM aproveita a estrutura disponível, bem como o apoio dos professores e demais setores do Colégio para oferecer mais conhecimento. Nos últimos dois anos, foram aprovados 34 alunos na EPCAR e outros quatro no Colégio Naval.

Os alunos têm acesso ao curso por meio de processo seletivo interno, com realização de prova das disciplinas de português e matemática. O curso é gratuito, com aulas no contraturno do Colégio. É oferecido o ensino às turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Já para o próximo ano, serão oferecidas, ainda, vagas para os alunos do Ensino Médio com idade para ingresso na EPCAR.

Em 2021, o CPM atendeu a 55 alunos. As disciplinas ministradas são português, matemática, inglês, redação, física, química, além de aulões e simulados voltados para os concursos da EPCAR e do Colégio Naval.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Curso, Tenente Andréa Jansen da Silva, a experiência profissional, a garra e a dedicação de toda a equipe tem ofertado um ensino de qualidade e direcionado, de forma a manter o aluno motivado para as carreiras militares. “Os resultados traduzem bem todo o esforço da equipe de profissionais que vem se dedicando e acreditando no potencial dos alunos”, disse.

Dentre os aprovados estão Guilherme Salarini Vieira de Albuquerque de Carvalho, que entrou no CBNB por meio de concurso no 6º ano e foi o primeiro colocado nacional da EPCAR e, Cecília Peixoto Magnago, cuja trajetória foi iniciada no CBNB desde a primeira série do Ensino Fundamental. "São inúmeras as formas de ingresso na Carreira Militar das Forças Armadas. No entanto, quase nenhum curso é tão habilitado para preparar os alunos quanto CPM me preparou, principalmente no que abrange conhecimento técnico e especializado, que falta na maior parte dos cursos preparatórios", disse a aluna Cecília.

Para o Diretor do Colégio, Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, esta é uma oportunidade muito importante para quem pretende continuar a carreira militar. "O CBNB, no cumprimento de uma, dentre suas finalidades que é preparar seus alunos para as universidades e escolas militares, por meio do CPM, auxilia em um processo direcionado, complementando os estudos do currículo regular, propiciando a realização de uma primeira etapa que viabiliza a conquista de um sonho vislumbrado por muitos de nossos alunos", finalizou.

CBNB
O Colégio foi criado em 1959 a partir da necessidade de uma instituição para educar e formar os filhos dos civis e militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Hoje, o CBNB está entre as melhores Instituições de Ensino do Rio de Janeiro, reconhecido pela qualidade e respeitado pela tradição.

Confira os nomes dos alunos aprovados em 2021:

Bruno Cordeiro de Souza

Cauet Lessa Gonçalves   

Cecília Peixoto Magnano

Dandara de Menezes Viegas Caldeira

Davi de Moraes Lopes

Érick dos Santos Tavares  

Gabriel Gomes de Carvalho

Guilherme Barcellos de Andrade

Guilherme Salarini Vieira de Albuquerque de Carvalho

Iago Domingos de Carvalho

Pedro Brito dos Santos

Rafaela Rodrigues Carneiro

Rodrigo Manhães dos Santos Vicente

Roger Vinícius Pereira Augusto

Walter Barreto Thiel Costa

Fotos: Suboficial Oliveira / CBNB