ESPAÇO AÉREO

ICEA publica lista de produtos de Controle do Espaço Aéreo Legados

Publicado: 2021-06-29 17:43:46
Publicação de equipamentos e sistemas aceitos pela avaliação de conformidade está disponível no site do Instituto

Em sequência ao desenvolvimento das atividades no âmbito do Grupo de Trabalho Avaliação de Conformidade de Requisitos e Produtos Operacionais, Legados e Elegíveis (GT - ACROPOLE), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), concluiu no dia 16 de junho, a publicação, em seu site, da listagem de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (PCEA) Legados, implantado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), com a respectiva configuração base de cada PCEA.

A listagem elenca todos os equipamentos de meteorologia, telecomunicações, tecnologia da informação, operacionais, vigilância e auxílios à navegação aérea utilizados no SISCEAB e implantados pelo DECEA. Descreve, também, para cada equipamento, a chamada Configuração Base do PCEA, que traz a descrição dos principais Part Numbers que formam os módulos, sensores, funções, sistemas e subsistemas que caracterizam aquele PCEA implantado.

De acordo com Diretor do ICEA, Coronel Engenheiro Marcelo Zabotto Adrião, esta atividade foi um marco para o ICEA, no âmbito da Avaliação da Conformidade no SISCEAB. "Esta listagem de PCEA Legados será crucial para a emissão, em breve, das Cartas de Aceitação dos PCEA Legados implantados pelo DECEA”, afirmou.

O Chefe da Subdivisão de Engenharia da Divisão Técnica do PAME-RJ, Engenheiro Eduardo Assis Silveira, conta que o SILOMS é utilizado desde 1993, no âmbito do Comando da Aeronáutica, para controle de materiais e equipamentos implantados e para suporte logístico. "A quantidade de informações em sua base de dados é enorme e, apesar da ferramenta prover filtros e sistemas de buscas avançadas, também é exigido dos usuários um grande esforço de análise técnica complementar e verificação em campo, para fins destes concluírem, de forma fidedigna, o levantamento dos PCEA Legados que atualmente estão operando no SISCEAB”, afirmou.

Representando o Subdepartamento Técnico do DECEA e apoiando a execução destas atividades, o coordenador-geral do GT ACROPOLE, o Chefe da Assessoria de Gestão de Atividades de Avaliação da Conformidade (ASGAAC), Coronel Aviador R/1 Cláudio Luiz Rocha Carneiro, ressaltou o trabalho exclusivo de engenharia no processo. "Vamos envolver os engenheiros do SISCEAB e os experts do PAME-RJ e do ICEA, para que se debrucem sobre cada equipamento, para fins do desenvolvimento da Configuração Base de cada PCEA”, enfatizou.

A última etapa desse processo é a publicação ostensiva da Listagem de PCEA Legados e a respectiva Configuração Base, ambas no site do ICEA (intranet e internet). É essencial a publicação desta Listagem de forma ostensiva, no site do ICEA, para que os implantadores e operadores de equipamentos e sistemas do SISCEAB tomem conhecimento de quais PCEA o Instituto Certificador irá considerar ACEITO no âmbito da Avaliação da Conformidade (texto adaptado da ICA 800-9, 2019).

O Chefe da Subdivisão de Conformidade (PCO), da Divisão de Pesquisa do ICEA, Major Especialista em Comunicações Eurípedes Aparecido dos Santos, complementa a citação do diretor do ICEA.  “Após este extenso trabalho de levantamento de PCEA Legados, o ICEA, após a publicação do Manual do Comando da Aeronáutica (MCA) de Aceitação, poderá emitir Cartas de Aceitação para os equipamentos que compõem o legado”, finaliza.

Foto montagem: ICEA Editado por Daisy Meireles