PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 37497 > FORMATURA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERON��UTICA FORMA 281 NOVOS SARGENTOS

FORMATURA

Escola de Especialistas de Aeronáutica forma 281 novos Sargentos

Publicado: 2021-06-22 16:31:18
A cerimônia militar de formatura da Turma Parabellum foi realizada nessa segunda-feira (21), em Guaratinguetá (SP), com a presença do Presidente Jair Bolsonaro

A cerimônia militar de formatura da 252ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) da Força Aérea Brasileira (FAB) – Turma Parabellum – foi realizada nessa segunda-feira (21), em Guaratinguetá (SP). O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Também estiveram presentes na solenidade o Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez (Paraninfo da Turma); Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues; dentre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, houve entrega de prêmios, imposição de insígnias e, ainda, uma homenagem ao Presidente da República como Aluno Honorário, por ocasião dos 80 anos da Escola de Especialistas de Aeronáutica. Em seu discurso, o Presidente Jair Bolsonaro proferiu mensagem de encorajamento aos promovidos. “Nada é fácil, mas a recompensa realmente é algo que nos alegra muito. Com orgulho estou aqui hoje vendo uma garotada, que agora se espalha pelos quatro cantos do Brasil, para levar patriotismo, dedicação e as cores da nossa Bandeira verde e amarela”, disse.

O Ministro da Defesa também falou para os formandos. "Esse é um momento de festa e alegria. Orgulhem-se dessa vitória junto com seus familiares e amigos, mas saibam que os desafios da profissão militar estão só começando. Nossa profissão requer dedicação exclusiva e disponibilidade permanente, um verdadeiro sacerdócio", lembrou.

Já o Comandante da Aeronáutica comentou sobre a importância do ingresso dos graduados para a FAB. “Estimados novos Terceiros-Sargentos da Aeronáutica das 14 distintas especialidades, o Brasil e a Força Aérea Brasileira contam com o trabalho de vocês. Continuem estudando e se aperfeiçoando, pois, dessa forma, garantirão uma jornada segura rumo ao futuro”,  ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Assim como os graduados da Turma Parabellum, o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, também se formou Sargento na EEAR. Trinta e cinco anos depois do ingresso na Escola, ele retornou como Oficial-General da FAB e Comandante do Berço dos Especialistas. Esse fato também foi destacado pelo Comandante da Aeronáutica durante o seu discurso.

O evento marcou a promoção de 281 formandos à graduação de Terceiro-Sargento. No total, a turma é composta por 99 mulheres e 182 homens, que atuarão nas áreas de Fotointeligência (BFT), Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Eletricidade e Instrumentos (BEI), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Comunicações (BCO), Metalurgia (SML), Eletromecânica (SEM), Desenho (SDE), Cartografia (SCF), Guarda e Segurança (SGS), Bombeiro de Aeronáutica (SBO) e Informações Aeronáuticas (SAI), sendo distribuídos por todo o Brasil, em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Com a palavra, os primeiros colocados

“Não sou o aluno mais inteligente da minha turma, não tenho a melhor aptidão física, muito menos sou o mais carismático. O que eu fiz de diferente foi acordar mais cedo e dormir mais tarde, todo dia, até completar o objetivo. Virei o primeiro colocado pelo comprometimento em fazer o melhor todo dia”, conta o Sargento Felipe Celestino Paiva, o aluno que obteve a melhor nota da turma.

Sobre a sensação de ser o primeiro colocado da turma, o Sargento Paiva, que é natural de Belford Roxo (RJ), diz que é uma mescla de superação e orgulho. “Olhar para trás e ver todo o meu esforço sendo recompensado não tem preço”, comemora.

O segundo colocado da Turma foi o Sargento Allan da Silva Almeida, natural de Cabo Frio (RJ). De acordo com ele, chegar a esse pódio foi resultado de autoconhecimento, além de um bom preparo físico e psicológico. "Esse momento representa para mim um sentimento de conquista. O resultado de muita dedicação e esforço. Todo o tempo que abdiquei de estar com os meus pais e familiares, para me dedicar à família do meu Esquadrão. Então, hoje é um dia de muita felicidade", completou.

Já a primeira colocada do corpo feminino e terceira colocada geral da Turma foi a Sargento Gabrielle Chaves Böck, 20 anos, natural de Santa Rosa (RS). Ela conta que apesar de já estar acostumada com uma rotina intensa de estudos devido à escola anterior – Colégio Militar – não foi fácil conciliar a preparação física com toda a exigência psicológica que o curso requer. “Quando tínhamos provas importantes, eu passava praticamente todos os dias após o expediente e os fins de semana estudando. Além disso, procurava materiais para estudar as disciplinas antes mesmo que essas começassem a ser ministradas, para aproveitar melhor as aulas”, revelou.

O “Berço dos Especialistas”

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira.

Para mais informações sobre a Escola de Especialistas de Aeronáutica, acesse https://www2.fab.mil.br/eear/.   O ingresso na Escola é feito por meio de exame de admissão, com provas realizadas anualmente. Mais informações em https://www.fab.mil.br/exameadmissao.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Johnson Barros / CECOMSAER; e Soldado Charleaux / EEAR

Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER

Texto: Colaborou Tenente William / EEAR