GOVERNANÇA

Workshop do II COMAR e Organizações subordinadas recebe Auditor Federal da CGU

Publicado: 2021-05-29 09:00:00
Palestra ocorreu nessa quarta-feira (26) em Salvador (BA)

O I Workshop do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) e Organizações Militares (OM) subordinadas, recebeu nessa quarta-feira (26) o Auditor Federal Antonio Veiga Argollo Neto. Ele apresentou a palestra "Governança e Gestão de Riscos nas Contratações – Como gerir de forma eficaz os Recursos Públicos", no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), liderada pelo Comandante do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães.

O palestrante apresentou à audiência a importância da governança na gerência de recursos públicos. “As boas práticas de governança corporativa criaram conjuntos de mecanismos capazes de direcionar uma empresa, monitorar passos a fim de garantir tomadas de decisões em sintonia com o melhor para a corporação. Tenho muita satisfação de estar aqui por sempre ter tido admiração pela Força Aérea Brasileira, então essa experiência é também enriquecedora para mim, pois a esfera militar tem muitos conhecimentos úteis também ao poder público composto por outras áreas”, disse Argollo.

Antonio Argollo é Auditor Federal de Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção. Ocupou o cargo de Superintendente da Regional da CGU/BA entre 2009 e 2013. Atualmente, ele é Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção e Ouvidoria da CGU e Membro da Direção Executiva da Rede de Controle no Estado da Bahia. É graduado em Administração de Empresas e Direito, pós-graduado em Processamento de Dados e especializado em Gestão Pública e Ouvidoria e em Combate e Prevenção à Corrupção.

O Brigadeiro Cesar comentou sobre a contribuição da apresentação do auditor no momento atual do Comando Aéreo Nordeste. “Após um ano de reativação do II COMAR, estamos tendo a oportunidade de reunir nossas Organizações Militares subordinadas e membros do efetivo do próprio Comando que participaram diretamente desse processo de reconstrução, pois a visão é um pouco diferente da que tínhamos anteriormente no II COMAR. Focando principalmente nessa parte da governança, foi importante falar sobre o caminho do que é a visão, a missão de uma instituição, a importância de um planejamento estratégico associado aos riscos inerentes”, destacou.

Workshop

O evento ocorreu entre 24 e 28 de maio e tem como objetivo dar cumprimento ao processo de Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica, padronizar procedimentos e sincronizar atividades inerentes ao exercício de 2021 e planejamento, bem como trabalhar processos colaborativos de gestão e governança das Organizações envolvidas.

Participam do evento, além do Brigadeiro Cesar; o Subcomandante do II COMAR, Coronel Aviador Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida; o Comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Coronel Aviador Luiz Zampier Ulbrich; o Chefe do CEMCOHA, Coronel Intendente Jeferson Howard Paiva de Azevedo; o Comandante da Base Aérea de Recife (BARF), Coronel Intendente Isaac Cordeiro da Fonseca Neto; o Comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), Coronel Aviador Marcello Borges da Costa; o Prefeito de Aeronáutica de Recife (PARF), Tenente-Coronel Intendente Alessandro José Machado; a Prefeita de Aeronáutica de Natal (PANT), Tenente-Coronel Intendente Viviane Nascimento Fernandes Balderston, além de integrantes do efetivo do II COMAR.

Também foram convidados representantes de outros Comandos Aéreos: Coronel Aviador Denys Martins de Oliveira, do Comando Aéreo Amazônia (VII COMAR), Coronel Aviador Celso Marques de Oliveira Neto, do Comando Aéreo Norte (I COMAR), e o Tenente-Coronel Intendente Aloísio da Conceição Maciel, do Comando Aéreo Planalto (VI COMAR). As palestras e discussões também foram transmitidas para membros do efetivo das OM envolvidas.

Fotos: Tenente Bueno/II COMAR