EXERCÍCIO OPERACIONAL

ALA 5 realiza Conferência Final de Planejamento do Exercício TÁPIO 2021

Publicado: 2021-05-29 12:00:00
Exercício ocorrerá de 10 de agosto a 03 de setembro e está na quinta edição

A Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), realizou, dos dias 18 a 20 de maio, a Conferência Final de Planejamento (FPC, do inglês Final Planning Conference) do Exercício Operacional Tápio 2021. A FPC é uma etapa do planejamento do Exercício, que conta com a participação de representantes do Comando de Preparo (COMPREP), das Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e de Forças Singulares envolvidas. O objetivo é realizar as últimas coordenações visando à preparação para a atividade, desde o planejamento até a execução das missões. O EXOP Tápio ocorrerá de 10 de agosto a 03 de setembro e está na quinta edição.

Para o Chefe do Estado-Maior da Ala 5, Tenente-Coronel Aviador Ulysses Nepomuceno Guimarães, a realização da FPC é uma etapa fundamental para o planejamento conjunto do Exercício. "As Forças Singulares puderam se reunir e definir a melhor forma de atingir os seus objetivos de adestramento para um cenário de guerra irregular e também as possibilidades de emprego de cada Força em uma possível missão da ONU", declarou.

Exercício Conjunto Tápio

O Exercício Conjunto Tápio é uma atividade que tem por objetivo adestrar as Unidades Aéreas e de Infantaria da FAB e das Forças Singulares no cumprimento de ações em cenário de guerra irregular, assimétrica, regional e limitada. A atividade é realizada anualmente, desde 2017, e vem ganhando cada vez mais importância no âmbito da FAB e do Ministério da Defesa.

Reforçando a capacidade de atuação da FAB, a realização do adestramento é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição e a pronta-resposta para emprego em diversas missões que são executadas pela Força Aérea. A manutenção da qualificação e capacitação operacional garantem que os militares estejam preparados para atuar e comprovam, também, a alta capacidade de interoperabilidade entre organizações.

Fotos: Soldado Azuaga / Ala 5