PORTARIA

FAB reabre Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento

Publicado: 2021-05-24 17:45:47
Força Aérea Brasileira (FAB) divulga novas datas de provas e etapas subsequentes do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) revogou a portaria que suspendeu o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2022 (IE/EA EAGS 2022) e divulgou novas datas para a etapa de provas escritas e etapas subsequentes, por meio da Portaria DIRENS nº 87/DCR, de 17/05/2021.  As provas escritas ocorrerão no dia 06 de junho.

Candidatos inscritos no certame devem ficar atentos às novas datas, bem como aos locais de realização das provas escritas, tendo em vista que alguns municípios poderão sofrer alterações.

Nova data

As provas escritas ocorrerão no dia 06/06/2021. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 16/01/2022, para habilitação à matrícula no curso, que terá duração de um ano. Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

O Exame de Admissão

São 231 vagas destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções. Para ser habilitado à matrícula no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), não pode ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2022, além de ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio (para todos os candidatos) e o Curso Técnico de Nível Médio.

Há vagas para as seguintes especialidades: Eletrônica (BET); Administração (SAD); Enfermagem (SEF); Eletricidade (SEL); Informática (SIN); Laboratório (SLB); Obras (SOB); Pavimentação (SPV); Radiologia (SRD); e Topografia (STP).

O processo seletivo é composto de Provas Escritas; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Prova Prática da Especialidade (PPE); Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e Validação Documental.

Para obter mais informações, consulte o edital na página: www.fab.mil.br/eear.