COVID-19

Unidades da FAB apoiam a vacinação contra a COVID-19

Publicado: 2021-04-22 21:10:37
Iniciativa integra ação conjunta que objetiva reforçar o combate ao novo Coronavírus

Foi inaugurado, nesta quinta-feira (22), o posto de vacinação contra a COVID-19 no Museu Aeroespacial (MUSAL), sediado na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF). A iniciativa faz parte de uma ação integrada entre a Força Aérea Brasileira (FAB), Comando Conjunto Leste (CCj Leste) e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A abertura do posto de vacinação representa um reforço às ações do CCj Leste e a Cidade do Rio de Janeiro, em apoio à vacinação da população. Seu funcionamento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados, das 08h às 12 horas, no Museu Aeroespacial (MUSAL). O atendimento ocorrerá na modalidade Drive-Thru e, simultaneamente, os visitantes poderão apreciar parte do acervo de aeronaves do MUSAL que estará exposto no Hangar 5.

Moradora do bairro de Guadalupe, Marlene Maria dos Santos Marques, 60 anos, foi a primeira a ser vacinada no Drive Thru do Campo dos Afonsos. Ela conta sua alegria em ter sido imunizada. “Foi muito bom tomar a vacina, pois eu estava há muito tempo na expectativa. Agora aguardo para tomar a segunda dose”, relata.

O funcionamento do posto segue o calendário previsto no plano de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), incluindo grupos, faixa etária, doses de vacinas e todos os protocolos sanitários vigentes. A capacitação das equipes de militares que atuam nos postos de vacinação foi realizada pela SMS-Rio, com o apoio de hospitais, clínicas e centros de saúde do município.

Estiveram presentes na inauguração o Comandante do Comando Conjunto Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Comandante da 1ª Divisão do Exército, General Kleber Nunes de Vasconcellos; o Comandante do Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; o Comandante da Brigada de Infantaria Pará-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Comandante da Universidade da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior e o Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

I COMAR apoia a Secretaria de Saúde de Belém (PA)

Nos dias 19 e 22 de abril, o Comando Aéreo Norte (COMAR I), por intermédio do Hospital da Aeronáutica de Belém (HABE), em apoio à Secretaria Municipal de Saúde de Belém-PA (SESMA), ativou o Clube dos Oficiais da Aeronáutica da Guarnição de Belém (COAGB T1) como ponto de vacinação. O objetivo é aplicar a segunda dose da vacina contra a COVID-19 nos idosos com idades entre 60 a 66 anos.

Neste período, o HABE disponibilizou cerca de 26 militares entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, divididos entre os turnos da manhã e tarde. O I COMAR também contou com o empenho de 32 militares do Grupo de Segurança e Defesa de Belém (GSD-BE), comprometidos com o a organização do trânsito e a segurança do local.

“Poder contribuir e dar continuidade a esta ação de vacinação contra a COVID-19 em apoio à Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) é muito gratificante para nós.  Será um grande benefício para a população se pudermos agilizar e ampliar a imunização de forma tranquila e sem aglomeração”, afirma o Diretor do HABE, Coronel Médico Jorge Antônio Carvalho Feijó.

O apoio segue o contexto da Operação COVID-19 do Comando Conjunto Norte (CCN), que coordena as atividades das Forças Armadas no combate ao novo Coronavírus, em apoio a órgãos e agências de saúde municipais, estaduais e federais.

Fotos: ACS UNIFA e CML/ Cabo Patrício /COMAR I