PASSAGEM DE COMANDO

Cerimônia militar em São Paulo marca passagem de Comando do COMGAP

Publicado: 2021-04-17 09:39:24
Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior transmitiu o cargo de Comandante-Geral de Apoio ao Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic

Nessa sexta-feira (16), foi realizada a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante-Geral de Apoio do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior ao Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. A solenidade ocorreu em São Paulo (SP) e foi presidida pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

O evento contou também com a presença de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB); do Cônsul-Geral de Portugal no Brasil, Paulo Jorge Pereira Nascimento; além de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares da Aeronáutica.

Durante a cerimônia, o novo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, ressaltou a importância do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) no contexto das ações da FAB no combate à pandemia da COVID-19. “Em suma, o esforço de guerra do Brasil exigiu que a Logística da Força Aérea mostrasse sua eficiência, no momento de maior dificuldade da história nacional. E penso que os números e a participação da nossa Instituição nesse esforço comprovam que estamos sendo vitoriosos”, destacou.

Ao assumir o COMGAP, o Major-Brigadeiro Farcic comentou sobre o cargo. “Estou extremamente honrado por assumir o Comando-Geral de Apoio, uma instituição responsável por todo o Apoio Logístico da Força Aérea, que tem uma missão estratégica para o nosso País. É um trabalho de grande importância e nos dá  muito orgulho de realizar”, frisou.

Novo Comandante-Geral de Apoio

O Major-Brigadeiro Farcic é natural da cidade de São Paulo e ingressou na Força Aérea em 1979, sendo declarado Aspirante a Oficial Aviador em 1985. Foi promovido a Brigadeiro do Ar em 2014 e, ao atual posto, em 25 de novembro de 2017. Realizou todos os cursos de carreira, além dos seguintes: Formação de Piloto de Helicóptero; Transporte Aéreo Logístico e Transporte Aéreo Terrestre; Guerra Eletrônica; dentre outros. Assume o COMGAP após passar pela Chefia do Gabinete do Comandante da Aeronáutica. Conquistou 17 condecorações nacionais e uma estrangeira. Além disso, possui mais de 4.900 horas de voo, em 15 tipos de aeronaves.

O COMGAP

O Comando-Geral de Apoio é a Organização do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com o Suporte Logístico necessário para que a Força Aérea Brasileira cumpra com eficiência as suas missões. Ao COMGAP compete assegurar a consecução dos objetivos da Política Aeronáutica Nacional, no âmbito do Apoio Logístico de Material e Serviço. Esse Comando tem sob sua responsabilidade as ações logísticas necessárias ao preparo e emprego da FAB, com ênfase no suprimento e na manutenção dos meios aéreos e bélicos, infraestrutura administrativa e operacional, Tecnologia da Informação (TI) e sistema de obtenção de materiais e serviços no exterior.

Assista aqui ao vídeo da cerimônia.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos / CECOMSAER