PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 36983 > SAÚDE HCA INAUGURA SALA DE CONVIVêNCIA DA HEMODIáLISE

SAÚDE

HCA inaugura Sala de Convivência da Hemodiálise

Publicado: 2021-02-18 14:55:52
O espaço tem como objetivo proporcionar mais conforto para pacientes com problemas renais e acompanhantes durante as sessões de hemodiálise

O Hospital Central da Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou a Sala de Convivência da Hemodiálise. O ato ocorreu  no dia 12 de fevereiro e contou com a presença da Diretora do HCA, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, e da Vice-Diretora, Coronel Médica Carmem Heloisa Pereira Lima.

Tendo em vista a necessidade de um lugar próprio para que os pacientes e acompanhantes possam aguardar as sessões de hemodiálise, a Sala de Convivência tem como objetivo proporcioná-los mais comodidade e bem-estar enquanto o tratamento renal é realizado. A sala tem capacidade para receber até 20 pessoas e possui sofás, mesas e cadeiras, além de um espaço reservado para higienização das mãos.

De acordo com a Chefe do Serviço de Nefrologia do HCA, Major Médica Elizabeth, a Sala de Convivência da Hemodiálise completa o trabalho exercido por este setor do Hospital. "Temos disponíveis os tratamentos de hemodiálise e diálise peritoneal. Os pacientes são acompanhados de perto por uma equipe multidisciplinar especializada. Esse trabalho em conjunto é essencial para a eficácia do tratamento e melhora da qualidade de vida dos nossos pacientes”, disse a Oficial Médica.

Hemodiálise

A hemodiálise é uma das terapias renais substitutivas realizada quando um paciente perde parcialmente ou totalmente a funcionalidade dos rins – órgãos responsáveis por filtrar o sangue e retirar as impurezas e substâncias excessivas por meio da eliminação pela urina – por causa de problemas renais em grau avançado. Os pacientes renais crônicos, que necessitam da hemodiálise, realizam esse tratamento, em média, três vezes por semana. Cada sessão tem duração de quatro horas. Por ser um tratamento que pode causar desconfortos, os profissionais de saúde recomendam que o paciente esteja sempre acompanhado, para maior segurança.

Fotos: Soldado Caetano/ HCA