- CIMAER tem novo Comandante

Publicado:

O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) realizou, na sexta-feira (15/01), a cerimônia de Passagem de Comando do Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Francisco Pinheiro Gomes ao Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik.

A solenidade teve início com o descerramento do retrato do Tenente-Coronel P. Gomes na Galeria de Retratos de Comandantes do CIMAER. A cerimônia de Passagem de Comando ocorreu na sede da Unidade e foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

Participaram, ainda, da solenidade o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim; o Diretor Interino da Diretoria de Administração da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; o Chefe da Divisão de Normas do Subdepartamento de Operações (SDOP), Coronel Especialista em Meteorologia Felipe do Souto de Sá Gille, representando o Chefe do SDOP, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; e demais autoridades militares e civis.

Em seu discurso, o Diretor-Geral do DECEA prestou seu reconhecimento ao Tenente-Coronel P. Gomes e ao seu efetivo pelas importantes ações sob o seu comando. “Com desenvoltura, versatilidade e comprometimento, características inerentes à sua personalidade, o senhor geriu e motivou o capital humano recebido de diversas localidades do Brasil e angariou ótimos resultados”, pontuou o Oficial-General.

Entre os feitos e os avanços conduzidos sob o seu comando, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou as participações nos Exercícios Operacionais Tápio e Tínia, na missão de recebimento da primeira aeronave Gripen em território brasileiro, transição do Núcleo do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (NUCIMAER) para CIMAER, integração da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, intercâmbios com outros centros de meteorologia e adequação das demandas meteorológicas de acordo com as necessidades dos usuários.

No discurso de despedia, o Tenente-Coronel P. Gomes falou do desafio de comandar o CIMAER. “Não poderia deixar passar das minhas mãos esse enorme desafio, o maior da minha carreira. Se hoje esta Organização existe no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro foi porque eu tive a ajuda de todos, assim como agradeço também ao Tenente-Brigadeiro Heraldo pela confiança depositada, aos demais Oficiais-Generais e Organizações Subordinadas pelo apoio irrestrito ao meu comando e à família pelo suporte incondicional em minha missão”, reconheceu.

O Tenente-Coronel P. Gomes ainda destacou as qualidades de seu sucessor para assumir o comando do CIMAER: “O indiquei pela sua competência e liderança. Logo, desejo sorte no seu comando e meu muito obrigado e reconhecimento”, afirmou.

Ao assumir o comando do CIMAER, o Tenente-Coronel Platenik falou da expectativa no novo cargo. “O CIMAER representa a integração do serviço de meteorologia do Brasil e é uma Unidade muito importante nesse contexto. É um orgulho muito grande comandar o CIMAER. Espero corresponder as expectativas do DECEA e da Força Aérea Brasileira”, ressaltou.

Novo Comandante

O Tenente-Coronel Platenik é natural do Rio de Janeiro. Foi promovido ao Posto de Segundo-Tenente em 14 de dezembro de 2000 e promovido ao atual posto em 30 de abril de 2018. Possui cursos acadêmicos e militares e, ainda, MBA em Gestão Pública e Executivo e Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre as últimas funções desempenhadas pelo Oficial estão os cargos de Chefe das Seções de Meteorologia e Inteligência e da Divisão Operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e, por último, Chefe da Divisão Operacional e Assistente do Comando do CIMAER.