OPERAÇÃO COVID-19

FAB realiza transporte de pacientes de Manaus (AM) para outras cidades

Publicado: 2021-01-18 18:55:08
A primeira aeronave decolou de Manaus (AM) para Teresina (PI), às 7h57 (horário de Brasília)

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, no dia 15 de janeiro, o transporte de pacientes, acompanhados de equipes de saúde, de Manaus (AM) para Teresina (PI). Uma aeronave C-99, operada pelo Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, decolou de Manaus, às 7h57 (horário de Brasília), com pouso em Teresina, às 11h40, com nove pacientes e seis profissionais de saúde a bordo. No mesmo dia, outra aeronave decolou, às 19h17 (horário de Brasília), de Manaus para São Luís (MA), com mais 12 pacientes. 

Já no sábado (16), mais uma aeronave C-99 decolou de Manaus (AM) para São Luís (MA) com 11 pacientes, acompanhados de seis profissionais de saúde. Também neste dia, outros 15 pacientes foram transferidos do Amazonas para Brasília (DF).

No domingo (17), um C-99 decolou de Manaus (AM), às 14h40, com destino a João Pessoa (PB), onde pousou às 23h20 com 15 pacientes, mais equipes de saúde. Também no domingo (17), às 21h17, decolou mais uma aeronave de Manaus (AM), com 12 pacientes, acompanhados de equipes de saúde. O pouso ocorreu nesta segunda (18), às 2h50, em Natal (RN), conforme horário de Brasília (DF). Ainda nesta segunda (18), um C-99, transportou 14 pacientes para Goiânia (GO). A aeronave decolou de Manaus (AM), às 14h55.

O Oficial-de-Operações do Esquadrão Condor, Major Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos, falou da importância deste apoio. "A Força Aérea sempre estará engajada na missão de integrar a nossa nação. Atender às necessidades da sociedade é muito gratificante para nós. Sabemos das demandas agravadas pela COVID-19 e, poder contribuir, levando alento às pessoas, por meio das asas que protegem o País, nos enche de muita alegria e satisfação. É uma honra ajudar a população, especialmente a estado do Amazonas. Nós queremos ajudar a amenizar a dor destas pessoas", disse.

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde. 

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Fotos: Tenentes Padoan e Danton / Ala 8