DIRETRIZ

FAB publica Diretriz da Fase 2 do Aprimoramento da Reestruturação do COMAER

Publicado: 2021-01-01 08:00:00
Etapa prevê reativação e criação de Comandos Aéreos Regionais, além de desativações de Organizações Militares

No ano de 2020, foi iniciada a Fase 1 do Aprimoramento da Reestruturação, conforme Diretriz de Comando (DCA 19-5/2020), que englobou a implantação do Projeto Piloto nos Comandos Aéreos Leste e Nordeste.

Após avaliação, validação e finalização dos estudos conduzidos pela Comissão de Implantação e Acompanhamento, foi publicada, no dia 10 de dezembro de 2020, no Boletim do Comando da Aeronáutica nº 225, a Diretriz de Conclusão do Projeto Piloto e Preparação para a Fase 2 do Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (DCA 19-6/2020). Com início em janeiro de 2021, a Fase 2 visa colocar em prática os ensinamentos validados pelo Projeto Piloto (Fase 1), bem como as orientações e os resultados dos estudos feitos pela Comissão, submetidos à avaliação do Alto-Comando da Aeronáutica.

Com a conclusão prevista para o final de 2021, a Fase 2 englobará, entre outras ações, a implantação de seis Comandos Aéreos Regionais (COMAR): Norte (em Belém-PA), Sudeste (em São Paulo-SP), Sul (em Canoas-RS), Planalto (em Brasília-DF), Amazônico (em Manaus-AM) e Oeste (em Campo Grande-MS). Na Fase 1, efetivada no ano passado, houve a implantação do Projeto Piloto nos Comandos Aéreos Leste (no Rio de Janeiro-RJ) e Nordeste (em Recife-PE).

De acordo com o calendário da Diretriz de Comando, ainda serão reativados quatro COMAR e criado um novo, o VIII COMAR (Comando Aéreo Oeste), em Campo Grande (MS), que deve ser ativado até o mês de junho. Já o VII COMAR (Comando Aéreo Amazônico) será reativado até o fim do mês de fevereiro; o I COMAR (Comando Aéreo Norte) e o V COMAR (Comando Aéreo Sul) até abril; e o IV COMAR (Comando Aéreo Sudeste) até junho. O VI COMAR (Comando Aéreo Planalto) será reativado em janeiro.

A Diretriz mantém as premissas originais estabelecidas: economicidade; concentração de atividades afins; definição de processos; padronização de trabalhos; e foco na atividade fim da Força (Preparo e Emprego).

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, em sua Diretriz de Planejamento Institucional (DIPLAN) estabeleceu a orientação no sentido de consolidar as modificações na estrutura organizacional do COMAER, promovendo os ajustes necessários ao objetivo inicial dessa nova fase da reestruturação: separar as atividades administrativas das operacionais, bem como finalizar as ações decorrentes do processo de reestruturação organizacional, de modo a elevar o seu nível de prontidão operacional e a sua capacidade de dissuasão.

Para tal, foi identificada a necessidade de remodelar os Comandos Aéreos Regionais (COMAR) e as Bases Aéreas com novas estruturas organizacionais, considerando que ambos ainda estão ativados, não implicando aumento de despesas e nem a criação de novos órgãos.