PASSAGEM DE CARGO

SEFA tem novo Secretário de Economia e Finanças

Publicado: 2020-10-15 19:26:57
Cerimônia alusiva à transmissão do cargo foi realizada nesta quarta-feira (14), no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF)

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (14), a cerimônia militar alusiva à transmissão do cargo de Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno ao Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso. A solenidade, realizada no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Participaram do evento, ainda, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; e o Secretário de Coordenação e Organização Institucional do Ministério da Defesa, Franselmo Araújo Costa; além de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

Em razão das medidas de prevenção necessárias devido à pandemia do novo Coronavírus, a solenidade ocorreu de maneira a cumprir todos os protocolos previstos.

Após o ato de transmissão de cargo, o Tenente-Brigadeiro Damasceno discursou e agradeceu ao efetivo pelos trabalhos realizados. “Trabalhei com profissionais proativos que, por suas características com que enfrentam o dia a dia, nunca acumularam problemas. Por mais que eu possa ter identificado as suas causas e tentando administrar os seus efeitos, em função de ter vivido mais do que todos os que me acompanharam nesse comando, é certo que não os resolvi sozinho. Muito longe disso. Os resultados alcançados são de uma equipe coesa e motivada”, disse o Oficial-General, que assumirá a Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica destacou os desafios para ambos Oficiais-Generais em suas novas funções. “Tenho plena convicção de que os desafios à frente do Estado-Maior da Aeronáutica não constituirão obstáculos, mas sim uma oportunidade de aperfeiçoar e construir soluções. Ao Major-Brigadeiro Crepaldi, muito me tranquiliza constatar que a SEFA e a Força Aérea podem contar com um Oficial-General plenamente capaz de prover continuidade à trajetória de progresso até aqui percorrida por nossa grandiosa Aeronáutica", concluiu.



Desafio

O Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, que assume a SEFA, salientou a satisfação pessoal e profissional em poder assumir a nova função. “Vamos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo executado e garantir o apoio para todo o efetivo da Força Aérea”, declarou.

O Oficial-General é natural de São Paulo (SP). Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1984 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2017. Possui todos os cursos de carreira e, ainda: MBA em Gestão de Processos pela Universidade Federal Fluminense, Bacharelado em Direito e Especialização em Direito Público.

Dentre as principais funções exercidas estão: Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle Junto à Empresa Airbus Military, na Espanha, Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio, Gerente do Projeto FX-2 e Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa. Possui cerca de 4.200 horas de voo e já recebeu 15 condecorações nacionais.

SEFA completa 48 anos

Nesta terça-feira (13), em Brasília (DF),  foi realizada a cerimônia militar alusiva ao 48º aniversário de criação da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do então Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A cerimônia contou, também, com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; além de Oficiais-Generais da SEFA e de Organizações Militares subordinadas, entre outros militares e civis.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, o dia é de rememorar as conquistas da SEFA. “Registro meus sinceros parabéns a todos os militares que se dedicam em suas funções na Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, atuando com muita responsabilidade e competência em cada tarefa, sempre em prol do crescimento e desenvolvimento da nossa Força Aérea”, destaca o Comandante.

Durante o evento, o Tenente-Brigadeiro Damasceno disse que, ao completar 48 anos de existência, a Secretaria celebra feitos e acontecimentos que moldaram a essência da Organização, visando ao objetivo finalístico da Força Aérea. "Com a postura proativa de nossos homens e mulheres, estamos inovando cada vez mais, por meio da consolidação do processo administrativo eletrônico e de busca incessante da padronização de inúmeros serviços", completou o Secretário da SEFA.

A cerimônia foi marcada com a entrega de diplomas de graduado, praça e servidor civil padrão, os quais, por suas qualidades e méritos, destacaram-se entre seus pares. Ocorreu, também, a imposição da Medalha Militar, que se destina a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças, em serviço ativo. Durante a solenidade, foi realizada, ainda, a despedida de militares.

Em complemento ao 48º aniversário da SEFA, fez parte das comemorações a inauguração de fotografias na Galeria de Fotos da Secretaria.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER

Vídeo: Sargento Barros/CECOMSAER

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.