JURAMENTO

Alunos da EPCAR prestam juramento à Bandeira Nacional e ao Código de Honra

Publicado: 2020-10-13 18:15:24
Alunos do Esquadrão Anhur prestaram juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra da Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Os alunos do Esquadrão Anhur, integrantes do primeiro ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), prestaram, no dia 2 de outubro, o juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra da Escola. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a solenidade contou com a presença dos alunos envolvidos e de Oficiais Superiores da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), cumprindo os protocolos sanitários em virtude do período de pandemia da COVID-19.

A EPCAR é uma escola militar de ensino médio que há mais de 70 anos cumpre a missão de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Além da formação militar e acadêmica, também desenvolve um trabalho de formação e valorização do caráter, pautada por valores de honestidade, verdade, justiça, dentre outros.

Para o Comandante do Esquadrão, Major Aviador José Adriano Hespanhol, os compromissos prestados pelos alunos são afirmações para que prossigam a carreira com valores cultuados pela EPCAR. “O Código de Honra marca um compromisso com os valores que são cultivados na Escola. Já o juramento à Bandeira Nacional marca o início da profissão militar”, frisou.

Um dos pontos marcantes da cerimônia foi a assinatura do livro da Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (CPFV), ato oficial em que os alunos registraram o compromisso com o Código de Honra. Assinaram o livro o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Silva Mendes; o Comandante do Corpo de Alunos da Escola, Tenente-Coronel Joel de Castro Sales; o Presidente do Conselho de Honra, Aluno Arthur Almeida Silva, do 3° ano; e o primeiro colocado do Esquadrão Anhur, Aluno Gustavo Pires Lopes Pinto.

“É um momento importante que representa o esforço de longa data e acredito que seja o reforço de grandes valores que sempre busquei e que foram enraizados por meio de minha família”, concluiu o Aluno Gustavo.

O Comandante da EPCAR falou aos alunos sobre o compromisso firmado. “No dia de hoje vocês assumem o compromisso perante a Nação brasileira de se dedicarem inteiramente ao serviço da Pátria. Não pensem que o sacrifício que acabaram de prometer é apenas o ideal imaginário. Esse sacrifício está mais presente na rotina da caserna do que possam imaginar, quando enfrentarem os desafios e sacrifícios que lhes impõe a vida militar”, discursou.

Código de honra

Ao bradar o Código de Honra, os alunos se comprometem com o mais elevado senso de comprometimento e com os preceitos definidos por esse código. O momento é único e deixa marcas na vida de todos que passam pela EPCAR. São valores a serem praticados por todos os cidadãos, em atitudes manifestadas com honestidade, verdade e justiça.

Fotos: Suboficial Leopoldo e Sargento Domingos/EPCAR