DEFESA AÉREA

CINDACTA III recebe Comandantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro

Publicado: 2020-09-23 14:35:00
Diretores, Presidentes, Chefes e Comandantes das Organizações Militares subordinadas ao DECEA estiveram no Recife (PE)

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) recebeu, entre os dias 15 e 16 de setembro, a Segunda Reunião de Comandantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (RECOSCEA) de 2020. O evento realizado no Recife (PE), contou com a presença de Diretores, Presidentes, Chefes e Comandantes das Organizações Militares (OM) subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, deu as boas-vindas aos participantes. “É a primeira reunião presencial dos Comandantes do DECEA este ano, em razão da edição anterior ter sido por videoconferência, com mais restrições. Aqui, com a presença física de todos, nós podemos avaliar como está o desempenho de nossas atividades e traçar a estratégia para chegar ao fim do ano com a missão cumprida. Apesar de todos os problemas que a COVID-19 tem causado, observamos que a tarefa está sendo cumprida”, afirmou o Oficial-General.

O evento faz parte do processo de avaliação de desempenho anual do DECEA e Organizações subordinadas e tem como objetivo apresentar os resultados do ano em curso, discutir assuntos relevantes para a gerência do espaço aéreo brasileiro e dos sistemas sob a responsabilidade do DECEA e apresentar orientações gerais para o próximo ano.

Estiveram presentes, ainda: o Vice-Diretor do Departamento (VICEA), Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro do Ar Maurício Ferreira Hupalo; o Comandante do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães; e o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo.

O Comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal, falou sobre a oportunidade de receber lideranças do DECEA para dialogar sobre as atividades desenvolvidas em 2020. “Para o CINDACTA III, receber a RECOSCEA tem grande relevância em meio a um momento atípico como 2020, em que a pandemia exigiu que as atividades fossem desenvolvidas de maneira diferente. O encontro presencial com Diretores, Presidentes, Chefes e Comandantes das Organizações subordinadas ao DECEA foi fundamental para discutir as realizações, lições aprendidas e inovações durante esse período de maior distanciamento físico entre os militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro [SISCEAB]”, comentou.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, esteve no encerramento da reunião e destacou a importância de reunir gestores do DECEA. "Momento de dialogar sobre as atividades desenvolvidas pela nossa Força Aérea, além de projetar as melhorias que buscamos para o futuro", destacou o Oficial-General.

 

Fotos: Cabo Alexandrino/II COMAR, Soldado Pedro Henrique/CINDACTA III e Soldado Melo Filho/CINDACTA III