OPERACIONAL

Esquadrão Rumba inicia Fase Avançada do Curso de Especialização da Aviação de IVR

Publicado: 2020-09-16 10:29:58
Esse é o primeiro contato dos estagiários com aeronaves que empregarão na Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento

Foram realizadas na terça-feira (8) na Ala 10, em Parnamirim (RN), as primeiras missões aéreas da Fase Avançada do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR 2020). As primeiras decolagens ocorreram pela manhã, a bordo das aeronaves P-95M Bandeirulha do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV) - Esquadrão Phoenix e do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) - Esquadrão Netuno, que foram deslocados para cumprir a instrução dos estagiários.

O Comandante do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) - Esquadrão Rumba, Tenente-Coronel Aviador Ailton David Cabral Júnior, destaca a importância dessa nova fase da instrução na vida dos Tenentes que realizam o curso. “Esse é o primeiro contato dos estagiários com o vetor aéreo que eles empregarão pelos próximos anos da carreira. Agora, não apenas serão pilotos de uma aviação multimotor, como também farão parte de um grupo seleto que realiza missões de patrulha e salvaguarda do nosso litoral brasileiro, realizando buscas ou prestando socorro às embarcações”, comentou.

Durante a fase avançada do CEO-IVR, os Oficiais em instrução desenvolvem as habilidades e competências técnicas necessárias ao emprego da aeronave P-95M, para que possam, em breve, colocar em prática o aprendizado adquirido nas missões de Patrulha Marítima, Busca, Controle Aéreo Avançado, Reconhecimento Eletrônico e Posto de Comunicação no Ar.

“É um voo marcante por ser a aeronave em que vamos prosseguir por, pelo menos, três anos nos Esquadrões Operacionais. Esse contato inicial, tanto com a parte especializada quanto com a instrução já com os futuros Esquadrões, é algo novo e animador” declarou a Tenente Aviadora Gabriela Ariana Fernandes do Couto, primeira estagiária do CEO-IVR 2020 a decolar no P-95.

Fotos: Tenente Yuri / 1º/5º GAV