VISITA

Comitiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública visita instalações do COMAE

Publicado: 2020-08-25 20:35:26
Comandante da Aeronáutica e Comandante de Operações Aeroespaciais receberam as autoridades que discutiram parcerias entre as Instituições


Nesta terça-feira (25), o Comando de Operações Aeroeapaciais (COMAE), situado em Brasília (DF), recebeu a visita institucional de uma comitiva liderada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; e o Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich, recepcionaram as autoridades.

Além do Ministro, fizeram parte da comitiva o Diretor-Geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza; o Coordenador-Geral de Polícia de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas, Elvis Aparecido Secco; o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora; e o Diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional, Gustavo Camilo Baptista.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, falou sobre o encontro com a comitiva. "A visita revestiu-se de grande importância, uma vez que foram tratados importantes temas, destacando-se os relativos às atividades realizadas conjuntamente, bem como o incremento necessário para melhor desempenho das operações realizadas por nossas instituições", disse.

A comitiva conheceu os processos de trabalho das Salas de Decisão e de Guerra, e também a estrutura montada para monitoramento de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP). Durante o briefing de apresentação, o Tenente-Brigadeiro Domingues explicou que a atuação do COMAE contribui para a soberania do espaço aéreo e para a integração do território nacional, com o planejamento e a execução das atividades aéreas de emprego do Poder Aeroespacial. Além disso, o Oficial-General abordou o trabalho conjunto com a Marinha do Brasil e com o Exército Brasileiro, que, de forma sinérgica, corrobora com a defesa da Pátria.

"Hoje, com a visita, estamos antevendo uma parceria mais proveitosa, que, certamente, vai se traduzir em mais operacionalidade para a Força Aérea", disse o Tenente-Brigadeiro Domingues.

O Ministro elogiou a organização da Instituição e destacou a importância da relação entre o Ministério da Justiça e a FAB, principalmente nas questões que envolvem as atribuições nas diversas Operações Conjuntas.  "O nosso comprometimento, como Ministério da Justiça e Segurança Pública, é estreitar os laços, integrar e unir esforços e recursos para entregar melhores resultados para o cidadão brasileiro", afirmou.

Confira como foi a visita.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Vídeo: Suboficial Gladston e Sargento Keyla dos Santos