OPERAÇÃO COVID-19

FAB transporta materiais de saúde de Guarulhos para Boa Vista

Publicado: 2020-06-23 14:10:43
Os itens serão utilizados em apoio à Operação COVID-19

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (22), mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. Uma aeronave C-130 Hércules, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, transportou 10,6 toneladas de materiais de saúde, de Guarulhos (SP) para Boa Vista (RR). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2476 decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), às 14h30 (horário de Brasília), e pousou na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista, às 21h25, onde fez o descarregamento dos itens hospitalares. A carga transportada, contendo medicamentos e outros materiais de saúde, será entregue ao Hospital de Campanha do estado do Roraima, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento ao novo Coronavírus.

Um dos pilotos da aeronave, o Tenente Aviador Arthur Corrêa Lima de Araujo, falou da satisfação de participar da missão. “Foram aproximadamente sete horas de voo onde transportamos material de vital importância na luta contra a pandemia, em apoio ao povo brasileiro”, destacou.

O Sargento Especialista em Comunicações Leandro Francisco Cardoso, radionavegador da aeronave, ressaltou que é uma honra participar da Operação COVID-19 e fazer parte da Força Aérea Brasileira nesse momento de crise mundial. “Para mim é uma satisfação, principalmente por saber que estamos realizando a nossa missão, ao levar ajuda a pessoas que estão necessitando do nosso apoio nesse momento”, frisou.

Operação COVID-19

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no país. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 Unidades Federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, doação de refeições para caminhoneiros, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Assista aqui ao vídeo da missão.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Fotos: Cabo Siqueira / BASP; Sargento Neves / Ala 7