PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 35887 > OPERAÇÃO COVID 19 MAIS 6,1 TONELADAS DE EQUIPAMENTOS SãO TRANSPORTADAS PELA FAB

OPERAÇÃO COVID-19

Mais 6,1 toneladas de equipamentos são transportadas pela FAB

Publicado: 2020-06-17 10:24:36
Aeronave C-130 decolou do Rio de Janeiro com Equipamentos de Proteção de Individual (EPI’s) para combate à pandemia em Roraima

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (16), missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, transportou 6,1 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O FAB 2477 decolou da Ala 11 - Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 12h10 e pousou na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista, às 19h20 (horário de Brasília). Os materiais transportados – álcool em gel, aventais, máscaras (cirúrgica, face shield e N95), óculos, toucas, respiradores e válvulas – serão utilizados para o enfrentamento e atendimento dos pacientes infectados pelo novo Coronavírus na região. 

O Comandante do C-130, Capitão Aviador Guilherme Guimarães Neto, disse que cumpre com satisfação a missão. “Sempre que somos acionados, nos dedicamos para cumprir com máxima eficiência. Estamos empenhados na continuidade da nossa missão”, declarou.

O Sargento Phelipe Cordeiro Pedrosa, que exerce a função de loadmaster (mestre de cargas) na aeronave, ressaltou que se sente honrado em pertencer ao Esquadrão. “Cumprimos com êxito mais essa missão de combate ao novo Coronavírus e estamos sempre de prontidão”, completou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Fotos: Tenente Corrêa e Tenente Pedro / Esquadrão Gordo; Capitão Pereira e Sargento Neves / Ala 7