SOLIDARIEDADE

Alunos integrantes do PROFESP recebem kits de alimentação em Brasília (DF)

Publicado: 2020-06-05 19:05:19
Serão doadas cerca de duas toneladas de alimentos para mais de 150 famílias

Familiares de 152 crianças e adolescentes que participam do Programa Forças no Esporte (PROFESP), na Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF), serão agraciados com cerca de duas toneladas de alimentos. A primeira parte da doação aconteceu nesta sexta-feira (5), em Brasília, e contou com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni; e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Estavam presentes, ainda, o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache; o Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto; o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa; o Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang; o Comandante da Ala 1, José Ricardo de Meneses Rocha; dentre outras autoridades civis e militares.

O primeiro dia contou com a doação de alimentos para 50 pais e responsáveis pelos alunos da Escola Classe Ipê, localizada no Núcleo Bandeirante, cidade satélite do Distrito Federal. As demais famílias receberão os kits na próxima semana, nos dias 8 e 9 de junho. Mãe de duas crianças participantes do Programa, Ireny Martins Siqueira agradeceu o kit. "Eu agradeço muito, de coração, a todos vocês por esta contribuição", disse.

Isabela Cristina Santos Pereira de Lima é mãe de um aluno que está no PROFESP há quatro anos. Para ela, a ajuda social chegou em boa hora. "Receber a cesta, para mim, é muito importante, pois eu trabalho em casa e meu esposo está desempregado. Por isso é uma grande ajuda", declarou.

Os alimentos foram adquiridos com recursos do Ministério da Cidadania, por intermédio do Ministério da Defesa. Para o Comandante da Ala 1, Brigadeiro Meneses, a iniciativa é bastante oportuna. “É muito importante para a Ala 1 dar este suporte para estas crianças que estão em áreas, muitas vezes, de vulnerabilidade, entregando kits de alimentação para que possamos cooperar neste momento de dificuldade para o Brasil”, destacou.

Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, falou do contentamento em ajudar os alunos e familiares. A Força Aérea Brasileira está presente nesta cerimônia, onde são entregues kits de alimentos às famílias dos jovens que fazem parte do Programa. É uma satisfação muito grande. É a oportunidade que temos, nós da Força Aérea, assim como os nossos irmãos de armas, o Exército e a Marinha, de podermos exercitar, plenamente, a cidadania”, afirmou.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, falou sobre a importância do PROFESP como um incentivo às atividades complementares ao período escolar. “É um exemplo de Programa eficiente, uma vez que ocorre no contraturno escolar, onde as crianças comparecem às Organizações Militares e têm prática esportiva, informática, noções de civismo, além de serem alimentadas”, declarou.

Antes da cerimônia, os alunos e os familiares passaram por uma avaliação realizada pela equipe do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança e o bem estar de todos. Além disso, foi realizada uma palestra sobre higiene e prevenção de contágio da COVID-19 e foram distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

PROFESP 
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O programa tem como objetivo contribuir para a inclusão social de crianças e adolescentes, por meio da prática esportiva orientada e de atividades complementares que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

Na Ala 1, o PROFESP teve início em 2012 e, desde então, beneficiou mais de mil crianças e adolescentes. No momento, as atividades estão suspensas devido à pandemia. O Programa atende, atualmente, 152 alunos do ensino fundamental. Em tempos de normalidade, a rotina prevê que as crianças iniciem suas atividades com o almoço no refeitório da Ala 1 e, depois, sigam para a Praça de Esportes dos Oficiais, onde realizam higiene bucal e participam das diversas oficinas programadas. Os alunos ainda praticam atividades esportivas orientadas, musicais e recreativas, além do reforço escolar.

Confira o vídeo da cerimônia.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER 

Vídeo: Keyla dos Santos / CECOMSAER

Texto: Colaborou Tenente Taciana / Ala 1