SOLIDARIEDADE

Ala 8 desenvolve ações sociais para o enfrentamento à COVID-19

Publicado: 2020-04-25 19:09:24
Unidade da FAB localizada em Manaus (AM) realiza ato de doação de sangue e de distribuição de kits de alimentação

A Ala 8, Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Manaus (AM), realizou, nos dias 22 e 23 de Abril, uma ação de cidadania através da doação de sangue para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM). Por meio desse ato, os militares voluntários das diversas Organizações Militares que compõe a Ala reafirmaram o compromisso da FAB com a população amazonense no enfrentamento ao novo Coronavírus

As Forças Armadas têm apoiado, desde a ativação da Operação COVID-19, diversos Órgãos Governamentais, a exemplo dos Hemocentros espalhados pelo Brasil. Segundo informações da assessoria do HEMOAM, devido aos impactos da pandemia na dinâmica social, houve uma redução no quantitativo de doações nos últimos dias, o que destaca a relevância do ato realizado pelos militares.

Entre os 40 doadores, a Tenente Raquel Tomé da Silva, do efetivo do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN), realizou sua primeira doação e destacou a importância do ato considerando o cenário atual. “Apesar de encabeçar as campanhas de doações de sangue na Ala 8, nunca tive essa coragem e, agora, pela primeira vez, consegui vencer esse medo em um momento importante, já que a pandemia tem diminuído os estoques de sangue pelo Brasil”, comentou.

Já a Tenente Fernanda de Carvalho Lemos Souza, que completou sua 19ª doação de sangue, reforçou a importância da continuidade do hábito de doar, ato de solidariedade e de cidadania. “A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar muitas pessoas. Sinto-me feliz após cada doação, tendo em vista que cada bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas", incentivou.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a HEMOAM atende com o sistema de agendamento, reunindo grupos de até 25 pessoas por turno, além de manter o distanciamento adequado e prover álcool em gel para higienização das mãos. O agendamento individual ou de grupos pode ser feito pelos telefones: (92) 3355-7271 ou (92) 98421-4184. O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Arrecadação e doação de kits de alimentação a famílias assistidas pelo PROFESP

A Ala 8 distribuiu, ainda, nos dias 23 e 24 de abril, 200 kits alimentação para 100 famílias de crianças inscritas no Programa Forças no Esporte (PROFESP). Os kits foram doados pela Ala 10, sediada na cidade de Natal (RN). A campanha tem o objetivo de manter o suprimento dos insumos de alimentação durante o período de contingência devido à pandemia do Coronavírus.

Em continuidade, a Ala 8 mobilizou uma campanha para a arrecadação de alimentos, no período de 20 de abril a 6 de maio, como forma de manter a programação de entrega dos kits de alimentação pelos próximos dois meses. As crianças participantes do PROFESP são moradoras da zona sul de Manaus e, na maioria, em condição de vulnerabilidade social.

Fotos: Tenente Dantoniele, Tenente Bruna Pinheiro e Soldado Arce / Ala 8