OPERAÇÃO COVID-19

C-130 Hércules da FAB transporta respiradores e camas de UTI para Boa Vista (RR)

Publicado: 2020-04-22 18:05:36
Equipamentos de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus foram transportados para Roraima

Uma aeronave C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nos dias 20 e 21 de março, Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, transportou respiradores, colchões e camas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Ala 11 – Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), para a Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR). A missão foi designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde.

O FAB 2473, com o carregamento de 6,5 toneladas, decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão, às 12h35 (horário de Brasília), e pousou na Base Aérea do Florianópolis às 16h25 de segunda-feira (20), onde foi carregada com o restante do material. A mesma aeronave decolou às 8h45 do dia seguinte, na terça-feira (21), de Florianópolis (SC) com destino à Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), onde pousou às 16h. Os materiais de saúde serão empregados em um hospital de campanha na capital de Roraima, no combate ao novo Coronavírus.

O piloto da Aeronave, Tenente Aviador Arthur Corrêa Lima de Araújo, comentou sobre a satisfação em integrar o Esquadrão Gordo e fazer parte dessa missão. "É com imenso orgulho que entro na cabine do C-130, em prol do povo brasileiro, numa missão que contribuirá para salvar vidas", destacou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do Coronavírus em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Tenente Aviador Corrêa (1°/1° GT) e Suboficial Seelig (SBFL)