OPERAÇÃO COVID-19

Militares doam sangue para Hemocentro de Natal (RN)

Publicado: 2020-04-18 09:00:48
Iniciativa foi organizada pelo Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba e faz parte das ações para a prevenção e enfrentamento ao Coronavírus realizadas pelas Forças Armadas

Cinco militares da Guarnição de Aeronáutica de Natal, juntos com outros dez militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, participaram voluntariamente da campanha de doação de sangue ao Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), na quarta-feira (15/04). A iniciativa foi organizada pelo Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba e faz parte das ações para a prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus realizadas pelas Forças Armadas em todo o país.

A Sargento Pâmmella Thalita Almeida de Sena, do efetivo do Grupamento de Apoio de Natal (GAP-NT), foi uma das voluntárias. Para ela, que já é doadora frequente, ações solidárias devem ser realizadas independente do momento e de quem será beneficiado, dando oportunidade a quem precisa recomeçar a vida. “Ações como essa, geradas pelo impulso de fazer a diferença, são gratificantes, transformadoras, tanto para a pessoa beneficiada quanto para a pessoa que está ajudando", disse.

O Sargento Adriano Wagner Montenegro, do Grupo Logístico da Ala 10, e a Sargento Jordana Soares Franco Montenegro, do GAP-NT, já planejavam realizar a doação na próxima semana, mas decidiram adiantar a boa ação, depois que souberam da campanha das Forças Armadas. “Já estávamos pensando em como poderíamos contribuir em meio a essa crise, quando ficamos sabendo da campanha, nós decidimos aproveitar a oportunidade”, revelou o Sargento Montenegro. 

O Comando Conjunto do RN e PB é composto pela Força Aérea Brasileira (Ala 10), Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval) e Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e foi ativado pelo Ministério da Defesa no dia 20 de março. Ao todo, dez Comandos Conjuntos das Forças Armadas foram ativados em todo o Brasil para atuar na coordenação e emprego dos militares no combate à COVID-19, além do Comando de Operações Aeroespaciais, que atua permanentemente na FAB.

Produção de máscaras

O Diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), Emerson Batista, visitou, no dia 9 de março, a Unidade Móvel instalada na Ala 10 e foi recebido pelo Comandante da Organização Militar, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, pelo Chefe do Grupamento de Apoio de Natal (GAP-NT), Coronel Intendente Elésio Martins Ferreira, e pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 10, Coronel Aviador André Fernando Albuquerque Bergo. Por meio de parceria firmada com o GAP-NT, o SENAI-RN está capacitando voluntários do efetivo da Força Aérea em Natal a produzir máscaras de proteção respiratória fabricadas em TNT.

Emerson Batista afirmou que a Instituição está trabalhando para fornecer os produtos de maior necessidade para o combate ao novo Coronavírus. No RN, há três unidades diretamente envolvidas nesse tipo de produção. Duas unidades em Natal e Santa Cruz, fabricando máscaras de tecido, e o Instituto SENAI de Inovação, realizando a manutenção de respiradores e desfibriladores e produzindo máscaras do tipo face shield para os profissionais de saúde que atuam diretamente com os contaminados.

Fotos: Cabo Simplício / Ala 10