COVID-19

CDA elabora recomendações para prática de atividade física durante período de isolamento

Publicado: 2020-04-06 19:31:32
A proposta levou em consideração os três níveis de condicionamento, bem como a distribuição dos exercícios por grupos musculares

Com o objetivo de manter os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) fisicamente ativos em tempo de isolamento social, por causa do enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19), a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), localizada na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), elaborou uma série de recomendações. A proposta levou em consideração os três níveis de condicionamento, bem como a distribuição dos exercícios por grupos musculares.

O vice-presidente da Comissão de Desporto da Aeronáutica (CDA), Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga, explica a importância de praticar as atividades, especialmente durante este período que estamos vivendo. “A atividade física regular faz bem para o sistema imune, no entanto, uma sessão muito forte e exaustiva, pode baixar sua imunidade, expondo a infecções como a COVID-19. Esse programa de treinamento visa atender a todos os níveis de condicionamento físico com um método de treinamento de atividades moderadas”, salienta.

Propostas de treinamentos

A CDA disponibilizou em seu site uma página especial, com conteúdos referentes aos exercícios em ambiente restrito, em que todo efetivo pode ter acesso. Nela, constam orientações detalhadas, as quais devem seguir as recomendações dos órgãos de saúde, como praticar os exercícios em áreas ao ar livre, com pouca circulação de pessoas, ou mesmo, em casa.

Os profissionais da CDA orientaram, ainda, quanto aos níveis de condicionamento físico, sendo eles: iniciante, intermediário e avançado. Além disso, o militar tem à disposição diversas dicas de exercícios, distribuídas e classificadas por grupos, como o A para cardiorrespiratórios; o B, para membros inferiores; o C, para membros superiores e abdômen; e o D, para exercícios estáticos para o Core. Os exercícios foram elaborados visando, ainda, o condicionamento do militar para a realização do Teste de Avaliação e Condicionamento Físico (TACF).

A recomendação é de que os exercícios sejam feitos de duas a três vezes na semana. Todo conteúdo com os exercícios referentes a cada grupo muscular e nível de condicionamento físico, inclusive com videoaula, podem ser acessados aqui.

Foto: Arquivo/CECOMSAER