Aeronáutica e Infraero assinam convênio para transferência de unidade de ensino
O Comando da Aeronáutica e a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) assinaram um termo de promessa de permuta e um convênio para a transferência da área atual do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte.
Com o convênio, a área do CIAAR, que compõe 258 mil metros quadrados localizados ao lado do aeroporto da Pampulha, será transferida para a Infraero num prazo de 46 meses. Em contrapartida, a empresa repassará os recursos equivalentes ao pagamento das benfeitorias e patrimônios locais, avaliados pela Caixa Econômica Federal e pela Secretaria do Patrimônio da União, para a FAB que utilizará o valor para a construção do novo CIAAR no município de Lagoa Santa.
Assinaram o termo de promessa de permuta o Comandante do III Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro Élcio Picchi, e o Presidente da Infraero, Tenente-Brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva e o Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Antonio Pinto Macedo.
Estiveram presentes à solenidade o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Paulo Roberto Vilarinho, do Secretário da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, do Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Antonio Franciscangelis Neto; e do Comandante do CIAAR, Brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta, além de representantes da INFRAERO e do Ministério do Planejamento.
O Comandante da Aeronáutica celebrou a assinatura do convênio, afirmando que o acordo possibilitará a ampliação da instituição de ensino da FAB responsável pela formação de mais de 600 oficiais por ano, além dos benefícios para a população de Belo Horizonte com a expansão da aérea do aeroporto da Pampulha. “A construção do novo CIAAR expandirá a capacidade de formação de oficiais da FAB como médicos, dentistas e demais especialidades de nível superior, além possibilitar a expansão do aeroporto da Pampulha trazendo grande benefício para a cidade de Belo Horizonte.”
O novo CIAAR - A nova Unidade do CIAAR será edificada em uma área de aproximadamente 700 mil metros quadrados, de propriedade da Força Aérea Brasileira, contígua ao Parque de Material Aeronáutica de Lagoa Santa (PAMA-LS) e terá, aproximadamente, 54 mil metros quadrados de área construída, o que possibilitará duplicar o número de alunos atendidos por ano (cerca de 600). O processo para a construção da nova unidade já está em andamento, com previsão para abertura da concorrência do processo de licitação prevista para o final de agosto.