CIVISMO

Força Aérea realiza cerimônia de substituição da Bandeira Nacional

Publicado: 2020-03-08 20:45:56
Evento na Praça do Três Poderes contou com diversas atrações para o público

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste domingo (08), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional. A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o qual foi recebido pelo Comandante da Ala 1 – Base Aérea de Brasília, Brigadeiro do Ar Vincent Dang, homenageou os Especialistas de Aeronáutica, que comemoram seu dia em 25 de março, e as mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo.

O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben; do Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio; do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; de Oficiais-Generais, Membros do Alto-Comando da Aeronáutica de ontem, Tenente-Brigadeiro do Ar José Carlos Pereira; Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Pedro Bambini; Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Gomes Leite Filho; e Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro; de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; de Adidos Militares Estrangeiros acreditados junto ao Governo Brasileiro; de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, entre outras autoridades militares e civis.

"Hoje é dia de homenagear os Especialistas da Força Aérea Brasileira e, também, pelo Dia Internacional da Mulher, todas as mulheres que integram e fazem parte da nossa Força. Então, enaltecemos o Símbolo maior da nossa Pátria, que é a Bandeira Nacional, a Escola de Especialistas e as mulheres, não só da Força Aérea, mas de todo o nosso Brasil", ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

A solenidade, coordenada pela Ala 1 – Base Aérea de Brasília, contou, entre outras atrações, com exposição estática de maquetes de aeronaves, manequins uniformizados e equipamentos militares, bem como brincadeiras para as crianças. "Este é um momento de patriotismo e educação cívica, para que todo nosso pessoal de Brasília possa cultivar os símbolos nacionais", destacou o Brigadeiro Dang.
Durante a cerimônia, ocorreu o hasteamento da nova Bandeira ao som do Hino Nacional e de uma salva de vinte e um tiros de canhão. Já a Bandeira substituída, foi arriada ao som do Hino à Bandeira. Em seguida, houve o desfile da tropa composta por diversos grupamentos, entre eles a Banda de Música da Ala 1 – Base Aérea de Brasília, o grupamento de Bandeiras Históricas e os Especialistas de Aeronáutica.

"Ser Especialista, para mim, é a realização de um sonho. Quando eu era mais nova, eu via as pessoas fardadas e nem sabia que mulher podia servir às Forças Armadas. Até que eu soube e decidi entrar também", enfatizou a Sargento Severina Rodrigues dos Santos, Especialista em Administração, que atua no Comando de Preparo (COMPREP).

A administradora Edinéia Oliveira compareceu ao evento acompanhada do marido e dos três filhos. "Meus filhos participam de outro movimento que também tem a questão do carinho pela Pátria. Eles são escoteiros e vieram no intuito de prestigiar, de demonstrar esse carinho", afirmou.

Bandeira

Com 286 metros quadrados, a Bandeira Nacional foi hasteada até o topo do mastro de 100 metros de altura. O Pavilhão Nacional fica próximo ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, permanecendo hasteado 24 horas por dia, podendo ser visto de vários pontos da cidade. A substituição ocorre mensalmente, em um rodízio que envolve as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal.

Assista aqui ao vídeo sobre a cerimônia.

Confira no Flickr mais fotos da cerimônia.

Fotos: Sargento Bianca / CECOMSAER