HOMENAGEM

Militares da FAB recebem Medalha Santos Dumont do Governo de Minas Gerais

Publicado: 2019-11-12 17:40:58
Comenda é conferida a personalidades e entidades que prestam relevantes serviços ao Estado e ao Brasil

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que atuam em Minas Gerais, foram homenageados pelo governo do Estado, com a Medalha Santos Dumont. A cerimônia ocorreu no dia 31 de outubro, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont (MG), onde nasceu o Pai da Aviação. Neste ano, 120 pessoas entre personalidades e entidades, foram agraciadas pela relevância aos serviços prestados no Estado.

Concedida pelo governo de Minas Gerais, a Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 para comemorar o primeiro voo do 14-Bis – realizado no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, simbolizando o reconhecimento pelo feito de Alberto Santos-Dumont, denominado Patrono da Aeronáutica Brasileira. A condecoração é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.

A solenidade contou com a presença do Vice-Governador de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant, que ressaltou a importância de Santos-Dumont. “Ele é um ícone não só para Minas, mas para todo o Brasil, um gigante que nos inspira sempre, e essa cerimônia nos emociona muito, pois traz a tona a essência de nosso Estado”, pontuou. O Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, também participou do evento.

Homenagens

O Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, recebeu a Medalha Grau Ouro. “Esta cerimônia, para nós da Força Aérea, tem um valor simbólico ainda mais especial, pois é realizada na Fazenda onde o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira nasceu e viveu sua infância”, destacou.

O Comandante do Corpo de Alunos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Aviador Marcus Vinicius De Mello Takahashi, também destacou sua felicidade. “Por se tratar de uma das maiores comendas do Estado de Minas Gerais, fico honrado e orgulhoso em ser agraciado”, enfatizou.

A Medalha Grau Prata foi entregue ao Chefe do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Coronel Intendente Ronald José Pinto. “É uma grande emoção ser agraciado com tão importante comenda e num local tão significativo para nós. Esta condecoração representa todo o reconhecimento do trabalho do efetivo do Grupamento de Apoio para colaborar na manutenção de toda esta área”, declarou.

O homenageado com a Medalha Grau Bronze foi o Suboficial Ramon Martins de Freitas, que atua no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa. “Me sinto lisonjeado, muito feliz e honrado em receber uma comenda de tamanha importância. É uma oportunidade para externar meu sentimento de gratidão à Força Aérea Brasileira”, concluiu.

Fotos: Sargento Valentim