ANIVERSÁRIO

Cerimônia militar celebra 18 anos de criação do DECEA

Publicado: 2019-10-07 20:52:11
Evento ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica

Nesta segunda-feira (07/10), no Rio de Janeiro (RJ), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou a cerimônia militar alusiva aos seus 18 anos de criação. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu o evento, acompanhado do Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. Também prestigiaram o evento o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, Oficiais-Generais da ativa e da reserva, entre outras autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB) e convidados.

Em celebração à data, foi entregue o Distintivo de Membro Honorário ao Diretor-Geral da Associação Brasileira de Aviação Geral, Flávio José de Vasconcelos Pires, por ter prestado relevantes serviços à Aeronáutica. A data foi marcada, ainda, pela entrega de prêmio Destaque DECEA 2019 a graduado, praça e servidor público, além de imposição de medalha militar por tempo de serviço.

O DECEA é o órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Com cerca de 12 mil profissionais, atua em uma rede operacional interconectada, colaborando com o cumprimento da missão constitucional do Comando da Aeronáutica.

De acordo com o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Domingues, o trabalho realizado pela Organização vem sendo aprimorado com o passar dos anos. “É incontestável o aperfeiçoamento organizacional, o progresso profissional e o avanço na capacitação de seu bem mais precioso – o recurso humano”, declarou.

História - A atividade teve início em 1942, com o patrono da Força Aérea Brasileira, Marechal do Ar Eduardo Gomes, primeiro Diretor de Rotas Aéreas. Posteriormente, em 24 de novembro de 1972, a Diretoria de Rotas deu lugar à Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo e, finalmente, em 05 de outubro de 2001, foi criado o DECEA.

Confira aqui como foi a cerimônia.

Fotos: Soldado Wilhan Campos

Vídeo: Sargento Santiago Moraes