EVENTO

Escola de Especialistas de Aeronáutica realiza 2° Mostra Técnica e Cultural

Publicado: 2019-10-06 17:23:59
Atividades foram divididas entre apresentações de projetos técnicos e dos trabalhos social e ambiental, apresentações culturais, foguetemodelismo e competição intelectual

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou, nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Treinamento de Especialistas (CTE), a 2° Mostra Técnica e Cultural da EEAR. O evento teve como origem a tradicional Feira de Ciências, presente nas mais diversas unidades de ensino do país, mas, com um formato diferente e inovador, busca atender as características de cada uma das 28 especialidades presentes na Escola.

As atividades da Mostra foram divididas entre as apresentações dos projetos técnicos e dos trabalhos social e ambiental, as apresentações culturais, o foguetemodelismo e a  competição intelectual.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, com a presença dos mais de 1.400 futuros Sargentos da Força Aérea.

Em sua mensagem aos alunos, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, reforçou a excelência da qualidade técnica-profissional dos militares da FAB. “Durante esses dois dias, tirem o máximo de proveito das mais diversas demonstrações. Dediquem sua atenção para aprender, sentir, emocionar e, principalmente, ensinar”, disse.

Após a abertura do evento, tiveram início as apresentações, nas salas da Divisão de Ensino (DE) da Escola, dos projetos técnicos e dos trabalhos social e ambiental desenvolvidos pelos alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS).

“Participar dos projetos sobre o meio ambiente foi uma experiência marcante para nós, pois, aprendemos muito a respeito dos cuidados com o reflorestamento, a reciclagem e a economia de água”, comentou o aluno Kaio Pablo de Carvalho Mendes.

O primeiro dia da Mostra foi encerrado no CTE, com as apresentações culturais. A noite de espetáculos, com o tema “Vida e Solidariedade”, foi prestigiada por uma plateia com mais de 1600 pessoas.

“A Mostra Cultural é uma experiência incrível, pois aprendi a colocar em prática o trabalho em equipe e comecei a exercer a liderança de uma apresentação de dança pela primeira vez”, comentou a aluna Elisabeth Riolfe Baptista.

Competição

No segundo dia da 2ª Mostra Técnica e Cultural da EEAR, no Campo Central da Escola, ocorreu a competição de lançamento de foguetes, o Foguetemodelismo. A prova foi idealizada com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver conceitos sobre aerodinâmica, utilizando materiais de baixo custo, em um contexto de trabalho em equipe, protagonismo e tecnologia. A estrutura da prova foi baseada em competições nacionais e internacionais.

A competição foi entre quatro times, cada um representando um Esquadrão da EEAR.

“Nessa segunda edição da Mostra, as equipes responsáveis pelos lançamentos dos Foguetes se depararam com novos desafios, tendo em vista toda a reformulação da competição”, comentou o aluno Henrique Arthur Henrique Gonçalves.

Cada equipe realizou três lançamentos e, dependendo da distância e do círculo atingido, era maior ou menor a pontuação alcançada. Após o último lançamento de foguete, e o somatório de todos os pontos, sagrou-se campeã a Equipe do Esquadrão Amarelo

A segunda noite da Mostra teve início com uma competição de conhecimentos gerais, o Quiz Intelectual, que ganhou o nome de “Bizurando”. A competição foi realizada no CTE, onde cada um dos cinco Esquadrões da Escola foi representado por uma equipe. Durante a competição, eles responderam perguntas relativas a conhecimentos de português, inglês, matemática, física e conhecimentos gerais.

O objetivo foi testar o conhecimento, o aprendizado adquirido por cada um deles, de forma lúdica. O Esquadrão Azul sagrou-se campeão.

Na sequência, ocorreu a cerimônia de entrega de premiações e de encerramento da 2ª Mostra Técnica e Cultural da EEAR.

O Comandante da Escola comentou que a Mostra foi uma iniciativa pioneira, concebida para proporcionar aos alunos outras modalidades em seu aprendizado e em sua formação integral de cidadão e de profissional. “A mobilização provocada, desde os primeiros momentos de sua preparação, funcionou como um lubrificante para os mecanismos administrativos de ensino e de apoio, cuja harmonia é essencial para a qualidade da formação na EEAR”, reforçou em seu discurso para todos os presentes, encerrando esse grandioso evento.

Fotos: Suboficial Jefferson / Sargento Molinari / Soldado Charleaux