TREINAMENTO

EEAR realiza visita técnica ao Centro de Treinamento para pilotos

Publicado: 2019-10-04 13:00:48
Instrutores puderam vivenciar as fases do voo e a dinâmica envolvida no cumprimento de cada instrução

Um grupo de 12 instrutores do Galpão Básico de Controle de Tráfego Aéreo (GBCT), da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), realizou, entre os dias 17 e 21 de setembro, a visita técnica ao Centro de Treinamento Simulado para Pilotos da Canadian Aviation Electronics (CAE), localizado na cidade de Guarulhos (SP).

O objetivo foi compartilhar conhecimento por meio de instruções realizadas nos simuladores. Os pilotos puderam sanar dúvidas sobre procedimentos adotados pelos controladores em diversas situações, e os instrutores da EEAR puderam vivenciar as fases do voo e a dinâmica envolvida no cumprimento de cada instrução emitida.

“A visita foi de grande importância para capacitar os instrutores quanto à performance das aeronaves B737-800, A320 e B767-300, o que possibilitou um entendimento de procedimentos normais e de emergência, pouso monomotor, turbulência e arremetidas”, comentou o Suboficial Mauro de Almeida, um dos instrutores. 

Ele ainda ressaltou a importância da vetoração ser feita com precisão para a aproximação final de um pouso e a necessidade do controlador colocar as aeronaves na altitude e proas corretas. "O aprendizado adquirido foi muito valioso e será compartilhado com os demais instrutores, principalmente, com os futuros Sargentos Controladores de Tráfego Aéreo, durante o processo de formação na EEAR", disse.

O Centro de Treinamento do CAE faz parte de um grupo canadense que atua na formação e aprimoramento de profissionais da aviação, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves com mais de 50 locais de treinamento em todo o mundo.

* Edição sob supervisão da Tenente Emília Maria

Fotos: Suboficial da Reserva Mauro de Almeida