FORÇAS NO ESPORTE

FAB sedia a primeira edição dos Jogos PROFESP no Rio de Janeiro

Publicado: 2019-09-27 17:41:34
Competição contou com a participação de mais de 300 jovens de cinco Organizações Militares da cidade

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) reuniu, nessa quarta-feira (25/09), no Rio de Janeiro (RJ), mais de 300 jovens de cinco Organizações Militares na 1ª edição dos Jogos PROFESP da cidade, organizada pela Coordenação Regional do PROFESP da Força Aérea Brasileira (FAB). A abertura contou com a participação do Comandante da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto; do Chefe da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto; do Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente José Jorge de Medeiros Garcia; do Gestor Nacional do PROFESP FAB, Coronel Aviador da reserva Décio Dias Gomes; e do Gestor Regional do Rio de Janeiro, Coronel Aviador da reserva Marcelo Rodrigues da Silva.

O objetivo foi promover a confraternização entre os alunos dos diversos núcleos do Programa no Rio de Janeiro, despertando a importância do trabalho em equipe, reforçando a disciplina e estimulando a integração entre professores e equipe técnica. Na competição, os alunos do Programa da Guarnição dos Afonsos, da Ala 11, da Ala 12, do Grupamento de Apoio (GAP-RJ) e do Centro de Instrução Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Marinha do Brasil (MB), tiveram a oportunidade de participar de três modalidades esportivas e duas recreativas: atletismo, futebol, voleibol, queimada e cabo de guerra.

Durante as provas, realizadas nas instalações esportivas do legado olímpico no Clube de Aeronáutica da Barra da Tijuca, as crianças e os adolescentes demonstraram um grande espírito de corpo. “Foi muito legal participar dessa competição. No Campo dos Afonsos, eu pratico natação e futebol. Já tive a experiência de estar em eventos parecidos e são muito bons esses momentos para confraternizar com os colegas de outras unidades", afirmou a aluna do PROFESP Afonsos, Letícia Sousa de Oliveira, de 15 anos.

De acordo com o Coronel Décio Dias Gomes, o projeto é desenvolvido desde o ano de 2003 e, em 2018,  foi criado o grupo gestor com a finalidade de promover eventos semelhantes, com a participação de todos os programas da área, incluindo das outras Forças. “O mais importante do PROFESP é transformar esses jovens em cidadãos, pessoas do bem, por meio do esporte. O Clube de Aeronáutica cedeu um espaço excelente para realizarmos as competições, onde as crianças têm a oportunidade de usufruir do legado olímpico utilizado por atletas de alto rendimento", finalizou.

Fotos: Sargento Xavier