SAÚDE

Unidades da FAB realizam ações na área de saúde

Publicado: 2019-09-26 17:23:21
Confira as ações realizadas pela Ala 11, Hospital de Aeronáutica de Belém, Esquadrão de Saúde de Barbacena, Esquadrão de Saúde de Natal e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam ações de saúde em diversas localidades, tanto para o público externo quanto interno. Confira algumas dessas ações no Rio de Janeiro (RJ), em Belém (PA), em Barbacena (MG), em Natal (RN) e em São José dos Campos (SP).

Ala 11

A Ala 11, localizada no Rio de Janeiro (RJ), realiza, até sexta-feira (27/09), a “Semana interna da saúde e prevenção de acidentes no trabalho 2019”, que promove, além de palestras  voltadas para a saúde física e mental dos militares, aferição de pressão arterial, doação de sangue e dosagem de glicemia.

Na cerimônia de abertura, o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, destacou a importância dos valores profissionais militares e o entusiasmo de ver uma unidade operacional da Força Aérea preocupada com as atividades preventivas de saúde. 

Também estavam presentes na solenidade o Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes; o Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Médico Julio Cesar da Gama Apolinário; o Subdiretor Técnico e Subdiretor de Perícias Médicas, Brigadeiro Médico Ricardo Gakyia Kanashiro; o Diretor da DIRSA, Brigadeiro Médico Antonio Ernani Grillo Jordão; e a Diretora do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), Coronel Médica Márcia Dea Soares de Carvalho.  

HABE

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com o Instituto AVC da Amazônia, realizou, nos dias 20 e 21 de setembro, o IV Simpósio de Acidente Vascular Cerebral do Estado do Pará. Segundo o Instituto,  o AVC é a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. A programação foi voltada para os profissionais da área de saúde, com a realização de cursos e palestras.

A abertura contou com a participação de autoridades civis e militares, entre elas, o Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy; o Diretor do HABE, Coronel Médico Yoshibumi Kumeta; e a Presidente do Instituto AVC da Amazônia, Ângela Maria Soares Silva.

Vários profissionais renomados nacionalmente e internacionalmente ministraram palestras a respeito do tema. Durante o simpósio, foi realizada simulação realística de atendimento ao AVC e, também, abordagens de casos reais, com a transmissão das técnicas cirúrgicas.

ES-BQ

O Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) realizou, no dia 19 de setembro, no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), o 2º Simpósio de Saúde. O evento é uma promoção do Centro de Estudos do Esquadrão e tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e o aperfeiçoamento técnico-científico dos profissionais da área da saúde de Barbacena (MG) e região.

Cerca de 350 participantes puderam acompanhar palestras e debates que trouxeram temas como morte súbita, medicina da família e síndrome pluri metabólica. A palestra inicial foi proferida pela Diretora do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), Coronel Médica Ana Paola Brasil Medeiros, que falou sobre a história, a atuação e a perspectiva de futuro para o Instituto que desenvolve o ensino, a pesquisa, o aperfeiçoamento, o treinamento e a instrução de Medicina Aeroespacial no Comando da Aeronáutica (COMAER).

Durante o simpósio, a organização realizou uma campanha para recolhimento de litros de leite que, posteriormente, serão doados ao Lar das Velhinhas, instituição filantrópica sediada no município e que presta atendimento a cerca de 30 idosas. “Como profissionais de saúde da Aeronáutica, temos o compromisso com o aprendizado contínuo e com o exercício das boas práticas para o usuário do Sistema de Saúde. Hoje o ES-BQ está fortalecido”, discursou a Comandante do ES-BQ, Tenente-Coronel Médica Jacqueline Leite Frade.

ES-NT

O Esquadrão de Saúde de Natal (ES-NT) realizou uma série de palestras entre os dias 16 e 19 de setembro, com o objetivo de orientar o efetivo sobre práticas saudáveis de vida e alertar sobre maus hábitos que podem levar ao adoecimento físico e psicológico. O Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, presidiu a cerimônia de abertura do evento, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Ala 10, Coronel Aviador Eduardo Medeiros Coelho.

Os assuntos tratados nas palestras foram: segurança e prevenção de acidentes do trabalho no âmbito da Força Aérea, alimentação e atividade física, doença coronariana e fatores de risco, saúde mental e prevenção ao suicídio, perda auditiva, programa de controle médico de saúde ocupacional, exposição excessiva ao sol e ginástica laboral, entre outros.

"O evento procurou incentivar a criação, entre o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Natal, de uma mentalidade de prevenção de doenças graves a partir de pequenas mudanças de hábitos, e estimular o efetivo a conhecer e praticar essas ações", explicou o coordenador, Major Médico Luis Fernando Jordão dos Santos.

DCTA

Instrução profissional de psicólogas promove o Valor da Vida O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promove, até o dia 30 de setembro, a Campanha de “Valorização da Vida” para o efetivo de toda a Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (SP). A ideia é promover a reflexão e o aprofundamento da temática, abordando a necessidade de ser solidário. O material de divulgação inclui a criação do slogan "DCTA Valorizando Vidas", confecção de material impresso com frases motivacionais, palestras com profissionais da área da psicologia, além da confecção de banner eletrônico e formulário eletrônico para a página do DCTA, com o questionamento “Por que vale a pena viver?”.

Fotos: Soldado Martins / Sargento Domingos / Tenente Juliana Lopes / Lêdo