SAÚDE

Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez

Publicado: 2019-09-26 17:12:23
Entrega foi realizada durante a celebração de 40 anos da Organização Militar

No dia 19 de setembro, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu, pela oitava vez, o Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Esse é um programa de adesão voluntária, mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) desde 1991, com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar.

O CQH estimula a participação e a autoavaliação, além de incentivar a mudança de atitudes e o trabalho coletivo, principalmente de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento. O HFASP participa do programa desde 2000.

Entre os dias 24 e 29 de agosto, o HFASP recebeu a visita de auditoria de cinco profissionais de saúde, que compuseram a banca de avaliadores. A ferramenta utilizada para a pontuação foi o manual do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde da Fundação Nacional da Qualidade, na modalidade de 250 pontos, intitulado “Compromisso com a Qualidade”.

A entrega da recertificação foi realizada pelo coordenador do Programa CQH, Milton Massayuki Osaka, ao Diretor Interino, Coronel Médico Sidney Dionísio Toledo, na presença do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, após a Solenidade Militar alusiva ao 40º aniversário do Hospital.

“Essa recertificação foi um presente para o HFASP, fruto do trabalho de militares e civis que se dedicam a oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica, e representa um incentivo à nossa busca contínua pela excelência”, comentou o Coronel Sidney.

Solenidade militar

A solenidade de celebração dos 40 anos de criação do HFASP foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, e contou com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Durante o evento, o Diretor Interino do HFASP entregou a Menção Honrosa ao Sargento Dércio Fernandes Preguiça, vencedor do Concurso Cultural realizado para escolha do Símbolo Comemorativo alusivo ao aniversário. Também foi conferido o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a personalidades civis que, no último ano, realizaram ações que contribuíram com o engrandecimento do Hospital. Ainda foram entregues Medalhas de Tempo de Serviço aos militares do efetivo.

Em homenagem aos ex-Diretores, representados pelo Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, Brigadeiro Médico Daniel dos Santos Bioza, Brigadeiro Médico Antonio Hernani Grillo Jordão e Coronel Médico Eliezar de Jesus Ferreira, soldados formaram o numeral quarenta atinente ao aniversário do Hospital.

Ao final, a tropa desfilou ao som da Canção do Serviço de Saúde e contou com a participação especial do Tenente da reserva Caetano Beccari, 95 anos, que já faz parte da história do HFASP, sendo responsável pelo plantio de cerca de 350 árvores na área do Hospital, além da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo e do grupamento armado e de soldados do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo.

Fotos: Sargento Joyce / Juan Carlo Gimenez / Cabo Fernando / Soldado Queiroz