AMAZÔNIA
Comandante-Geral de Apoio visita a COMARA
Entre os dias 16 e 20 de setembro, a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) recebeu a visita do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury. A atividade na região Norte teve o objetivo de acompanhar inspeções e o desenvolvimento de obras e projetos.
Estava presente, também, o Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), Brigadeiro Engenheiro Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado.
A programação da semana teve início com um briefing institucional da Organização, ministrado em Belém (PA), pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier. Houve uma visita às instalações da sede, ao Pavilhão de Máquinas (PAVMAQ) e ao Porto Fluvial Brucutu.
Na terça-feira (17), a comitiva se deslocou para Manaus (AM) para participar da Visita de Inspeção Mensal aos Canteiros de Obras (VIMCO). O Tenente-Brigadeiro Cury assistiu a uma apresentação do Chefe do Destacamento de Apoio da COMARA em Manaus (DACO-MN), Major Aviador Leno Frank Gracia, e conheceu as instalações da Unidade. No mesmo dia, inspecionaram o Destacamento de Apoio da COMARA em Moura (DACO-OW).
No dia 18, em Estirão do Equador (AM), a COMARA apresentou ao Tenente-Brigadeiro Cury a organização das obras e os desafios enfrentados pelos militares em uma região de difícil acesso.
Em Tabatinga (AM), o Comandante-Geral de Apoio esteve no 8º Batalhão de Infantaria de Selva. De acordo com o Coronel Steven, a intenção é que, nas instalações portuárias dessa Organização Militar do Exército Brasileiro, haja a possibilidade de deixarem atracadas, temporariamente, as balsas da COMARA. "O intuito é aproveitar o ano inteiro de navegabilidade do Solimões, até a cidade de Tabatinga, para trazer a brita produzida em Moura, que será utilizada na obra de Estirão do Equador", explicou o Vice-Presidente da COMARA.
Na quinta-feira (20), em Iauaretê (AM), foram acompanhados os trabalhos de decapagem da pedreira que será detonada, em breve, para produzir a brita necessária à conclusão da obra de drenagem da pista de pouso e decolagem.
O Tenente-Brigadeiro Cury ainda visitou o porto principal da cidade, por onde a COMARA desembarca seus insumos e equipamentos, nas proximidades do Pelotão Especial de Fronteira.
De volta a Manaus, o Comandante-Geral de Apoio e o Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, trataram da possibilidade de formalizar parceria, a nível regional, com o Exército Brasileiro, para o apoio das Unidades da Força Terrestre na Amazônia.
Na terça-feira (17), teve início, em Oriximiná (PA), a mobilização para mais uma obra da COMARA. O objetivo é a implantação de uma cerca operacional, em gradil, ao redor de todo o aeródromo, a fim de evitar a entrada de pessoas e animais na pista, garantindo mais segurança aos passageiros e às aeronaves. Também serão instalados auxílios visuais, como um sistema de sinalização luminosa em lâmpadas led, farol rotativo, biruta iluminada e o equipamento PAPI (sigla em inglês para Precision Approach Path Indicator, ou, em português, Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão) em ambas as cabeceiras.
Fotos: Sargento Jean