SIMULAçãO

Ala 6 treina Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo

Publicado: 2019-08-27 16:04:14
Objetivo foi manter o adestramento das equipes envolvidas na eventualidade de uma catástrofe aérea

A Ala 6, localizada em Porto Velho (RO), realizou, no dia 14 de  agosto, o treinamento do Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA). O objetivo foi manter o adestramento das equipes envolvidas na eventualidade de uma catástrofe aérea e ratificar a cooperação com os órgãos externos à Organização Militar.

O treinamento envolveu o Esquadrão de Saúde de Porto Velho (ES-PV), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Velho (DTCEA-PV), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Polícia Militar.

Durante a atividade foi simulado um pouso forçado da aeronave C-98 Caravan fora da pista, vitimando pessoas.

A coordenação da equipe médica foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Rondônia e a evacuação aérea das vítimas pelo Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP).

De acordo com o Chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) e Coordenador-Geral do Exercício, Tenente Aviador Guilherme Russo Vanazzi, a atividade serviu para aprimorar a capacidade técnica das equipes de emergência. “O alinhamento das ações conjuntas da Ala 6 e dos demais órgãos externos é crucial para um pronto atendimento de excelência no caso de ocorrências envolvendo aeronaves militares no âmbito do aeródromo de Porto Velho", concluiu.

 

Fotos: Soldado Evaristo