TRÁFEGO AÉREO
Ação detecta interferência de rádios clandestinas na área do aeroporto de Recife
O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Recife (PE), acionou a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) com o objetivo de eliminar as interferências nos Serviços Aeronáuticos. Foram, então, localizadas seis rádios clandestinas nas áreas de Camaragibe, Vasco da Gama e até próximo a uma das cabeceiras do aeroporto.
Na oportunidade, a Polícia Federal foi acionada para atuar junto com a ANATEL, a fim de realizar a busca do material e manter a integridade física dos seus fiscais, de forma que pudessem executar a ação, uma vez que a atividade clandestina de telecomunicação é crime federal previsto na Lei 9.472/97, artigo 183.
Para o Assessor Técnico da Gerência Regional da ANATEL em Recife, Ricardo Henrique Ferreira Cavalcante, o ponto fundamental para a ação conjunta foram as informações em várias frentes, tanto do CINDACTA III quanto da ANATEL. “Foi possível fazer o monitoramento devido e a consequente localização, bem como averiguar onde supostamente essas rádios estariam atuando. O apoio da Polícia Federal também foi fundamental, pois, a partir do momento em que houve uma intimidação aos agentes de fiscalização, foi necessário o apoio policial de forma que fosse cessada a fonte de interferência”, destacou.
O Comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, alertou para a necessidade de combater o funcionamento das rádios operando com transmissor não homologado que podem interferir na faixa de frequência aeronáutica e ressaltou a importância da integração entre os setores envolvidos na resolução do problema. “Todos trabalharam diuturnamente, inclusive durante o final de semana”, concluiu.
As denúncias sobre a existência de rádios clandestinas podem ser feitas para a ANATEL pelo telefone (81) 3472-8300 ou 1331 (chamada gratuita).
Fotos: Cabo Alexandrino / CINDACTA III