Rapel, lançamentos de carga e voos a baixa altura na Operação Guaíba III no Sul do país
O Quinto Comando Aéreo Regional realiza até amanhã (17/07) a Operação Guaíba III, exercício que visa realizar missões de formação e manutenção operacional dos tripulantes do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) e do efetivo do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO).
A operação ocorre na Base Aérea de Canoas (BACO) e envolve, ainda, militares do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8ºGAV), Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, que participa com um Helicóptero H-1H para cumprir missões de manutenção operacional do efetivo do BINFAE-CO – Batalhão Cruzeiro do Sul – em rapel e embarque e desembarque de helicóptero.
Dentre as atividades programadas para o 5º ETA – Esquadrão Pégaso – estão as missões de navegação a baixa altura com lançamento de carga, pouso de assalto com infiltração e exfiltração aeroterrestre, formatura básica, formatura tática e formação de pilotos.
Para realizar essa Operação, há também a mobilização logística, que inclui o apoio do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), disponibilizando equipes médicas e ambulância para as atividades da Operação.