KC-390
FAB participa de testes para Reabastecimento em Voo do KC-390
A Ala 11 sediou, no período de 13 de maio a 3 de junho de 2019, no Rio de Janeiro, a 1º Fase da Operação Caxiri 2019, cujo objetivo foi realizar ensaios de desenvolvimento do sistema de reabastecimento em voo do KC-390 como aeronave recebedora e o KC-130H Hércules do 1º/1º Grupo de Transporte (1º/1ºGT) como aeronave abastecedora. A operação contou com militares da FAB e representantes da EMBRAER.
A Operação Caxiri é uma das diversas operações do Programa KC-390, que viabiliza a realização dos ensaios de Reabastecimento em Voo (REVO) da aeronave KC-390, tanto como abastecedora quanto recebedora.
O Coordenador-Geral dessa fase da operação, Major Aviador Antonio Alexandre Vissotto de Paiva Diniz, ressaltou que os resultados obtidos na Fase 1 da Operação Caxiri 2019 foram muito bons. "As aeronaves possuem grande compatibilidade entre elas, além de um grande conforto e facilidade na pilotagem do KC-390 nas Operações de REVO como receiver (aeronave recebedora), com um nível elevado de segurança", disse.
O Comandante John Sevalho Corção, representante da EMBRAER, comentou que os objetivos gerais desta campanha eram de coletar dados visando à compatibilidade de ambas as aeronaves para a realização desta tarefa. “Todos os resultados foram considerados satisfatórios e permitiram a continuidade dos estudos e preparativos das próximas etapas, contribuindo para a qualificação deste par de aeronaves para realizar reabastecimento em voo”, explicou.
A próxima fase da operação, que também ocorrerá na Ala 11, está prevista para iniciar no 2º semestre deste ano e consistirá na continuidade dos ensaios de Reabastecimento em Voo do KC-390 como aeronave recebedora.
Caxiri
A palavra Caxiri é de origem tupi-guarani e significa “bebida forte”, em referência ao combustível utilizado nas aeronaves de alto desempenho, ou seja, o “QAV-1” ou querosene de aviação.
Fotos: Tenente Hernandez e Suboficial Madruga / DCTA