PROGRAMA

EMAER promove 2ª Reunião de Acompanhamento do Projeto Graduado-Master

Publicado: 2019-05-29 20:29:00
Os Graduados-Master participaram também de um almoço com o Comandante da Aeronáutica

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) promoveu, nesta terça e quarta-feira (28 e 29/05), em Brasília (DF), a Segunda Reunião da Comissão de Acompanhamento do Projeto Graduado-Master. O evento foi aberto pelo Chefe da Primeira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, e contou com a presença dos gerentes locais e de 13 Graduados-Master que concluíram o curso de formação em dezembro.

“Esse é um momento histórico e de muita importância porque é uma oportunidade de trocar experiências entre todos os envolvidos nesse projeto para que possamos aperfeiçoá-lo cada vez mais”, destacou o Major-Brigadeiro Arnaldo.

Participaram da reunião representantes de diversas Organizações Militares, como Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). “Esta reunião buscou a padronização de ações que regem o controle e o andamento da função de Graduado-Master”, declarou um dos responsáveis pelo projeto, Tenente-Coronel Glauco dos Santos Cândido.

O Gerente Local é um facilitador, cuja função é dar ao Graduado-Master as condições para que ele realize seu trabalho. “Nós orientamos alguém que estará mais próximo dos graduados, facilitando esse diálogo", ressaltou o Gerente Local da Ala 5, Major Luis Mendes Pacheco Júnior.

Experiências

Durante o evento, os 13 Graduados-Master apresentaram as ações realizadas, os aspectos positivos já alcançados e sugeriram melhorias para o projeto.

O Suboficial Fernando Cesar Batista dos Santos, da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR), falou que cerca de mil militares já foram instruídos sobre a função, entre praças, graduados e oficiais, em diversas Unidades Militares da GUARNAE-BR, entre elas, Ala 1, Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA) e Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB).  “A aceitação da tropa está intimamente ligada com essas instruções. Quanto mais o conhecimento é adquirido pela tropa, maior a aceitação”, destacou.

Já o Suboficial Francisco Sérgio Ripardo Almeida ressaltou a receptividade dos graduados nas oito Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF). “Entre os pontos positivos, destaco a percepção da tropa de que seu ciclo está sendo valorizado com o Projeto Graduado-Master, a confiança pelas demandas atendidas e uma maior motivação", enfatizou.

Os 13 Graduados-Master participaram, também, de um almoço com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e com Oficiais-Generais do Alto-Comando da Instituição.

“Estou certo de que a miríade de conhecimentos agregada durante o trilhar de suas carreiras, somada aos valiosos ensinamentos adquiridos no transcorrer do curso, certificou-os como habilidosos assessores, formadores de opinião e competentes agentes da administração, aptos a desempenhar a desafiadora tarefa de zelar pelo glorioso porvir da nossa instituição”, declarou o Comandante da Aeronáutica durante discurso.

Ao final do encontro, o Tenente-Brigadeiro Bermudez entregou uma Moeda da Dimensão 22 a cada um dos Graduados-Master.  

Projeto

Essa é a primeira turma do Projeto Graduado-Master, que é fruto de estudos realizados pelo EMAER e pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), com vistas a proporcionar uma nova dimensão de oportunidades e desafios ao Corpo de Graduados, e que, juntamente com o Projeto Educação Continuada, compõe o Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados. Os militares selecionados são responsáveis por liderar, manter equipes unidas e incentivar comportamentos responsáveis de todos os integrantes da tropa.

Fotos: Sargento Bianca Viol / Sargento Batista / Soldado T Amorim